Um Desnecessário (E Involuntário, Por Certo) Equívoco

Por vezes leio coisas que me fazem pensar que há uma espécie de campeonato para ver quem gosta mais do ensino presencial e dos seus alunos nas aulas. O que pode dar a entender que tamanho gosto e essa afeição possam ser menores em quem tenha reservas quanto ao prolongamento até aos limites da razoabilidade do regime presencial. Prolongamento necessário em grande parte porque a tal Transição Digital continua em trânsito parado no semáforo e nem sequer tanto por outros motivos economicistas. Se é para levar a sério que a tal recomendação para o teletrabalho nos concelhos de risco.

Como o da Anabela Magalhães, que eu sei de sabida certeza que adora estar nas aulas com os alunos.

Narrativa Ficcional Construída para Burro Ver

(eu sei que é menos complicado conhecer casos de contágio do que conhecer casos concretos de morte num par de semanas por causa da doença…)

7 thoughts on “Um Desnecessário (E Involuntário, Por Certo) Equívoco

  1. Também já tinha pensado nisso, que este manter as escolas abertas até ao limite se deve ao facto de ainda não terem chegado os tais computadores tal como prometido. O que interessa é não ficar mal na fotografia.
    Falou-se agora da possibilidade de adiantar as férias do Natal e não posso estar mais de acordo! Se tivéssemos no ministério gente que conhecesse a educação e as suas dinâmicas saberia que não vinha mal nenhum ao mundo se não houvesse essa última semana de aulas e as férias de Natal fossem de 3 semanas. Os miúdos poderiam ir para casa descansar porque ao contrário dos “estudos” que saíram hoje tenho a certeza que eles estão fartos de estar na escola neste momento! Também já não há pachorra para ouvir que o confinamento e as aulas à distância fizeram mal às criancinhas, e dito pela boca do ministro é de ficar enjoada tal a lata. Então quem é que decretou o confinamento e decidiu que não iriam haver mais aulas até ao fim do ano letivo quando se estava ainda em Abril…?!!

    Gostar

    1. Afinal preferiram dar pontes ao pessoal. Sempre pagam menos uns subsídios de almoço nos dias 30/11 e 7/12! Como sempre nada preocupados com coisas que já estavam marcadas como momentos de avaliação….

      Gostar

      1. com o modelo pafc, a avaliação é prioritariamente formativa, portanto sem motivo de preocupação. O paradoxo surge porque no final do período letivo vem a obrigação de apresentar um nº da escala da avaliação sumativa…

        Gostar

    2. estarão fartos principalmente por causa das regras draconianas que têm de respeitar: distância fisica (que dentro da sala é impossivel…), não comer na cantina, não vaguear pela escola nos intervalos, mais tempo dentro da sala, …
      O único mal que o confinamento possa ter feito foi na qualidade da aprendizagem e no impedimento de não conviverem com os conterrâneos da mesma idade; no resto, consideraram férias prolongadas…

      Gostar

  2. Guinote, como tu muito bem sabes e dizes, eu adoro mesmo estar com os meus alunos dentro de uma sala de aula. Aliás, foi para trabalhar com eles e para eles que eu optei e escolhi ser professora já que poderia ter sido outra coisa qualquer, se o quisesse ser. E é unicamente pelos meus alunos e pelo gozo que me continua a dar este trabalho que eu continuo aqui de pedra e cal. Agora, isto não é razão para meter a cabeça na areia para não ver o que se passa à minha volta – a cada dia novos alunos em falta pelas salas e ultimamente também professores em falta, vários, cada vez mais. Ora porra! Assobiamos todos para o lado e fingimos não ver o que se está a passar?! A narrativa oficial não tem correspondência com a realidade. E que fique bem claro, eu não desejo confinar. Mas, com a irresponsabilidade com que tudo está a ser tratado, por certo para aí caminhamos. Raio de sorte!

    Liked by 1 person

    1. A minha realidade é menos dramática, mas este jogo de fingimentos vai terminar de forma caótica, até porque há escolas em que nem sequer se definiram critérios de avaliação para po ensino misto ou para o não-presencial ou se fazem as equiparações se uns estiverem num e outros noutro. Não é o mais importante (agora), mas vai dar problemas (mais tarde).

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.