6ª Feira

Era inevitável que se estabelecessem prioridades e se definissem critérios. Parecem que circulam várias versões de um documento que parece do tipo “vamos lá a ver se pega” e se pegar “como pega”. Esta é uma delas. No fundo é “quanto vale uma vida e como se calcula isso”. É a questão entre todas as questões, para quem ainda não sabe se existe alguma divindade (ou um monte delas, os hindus não podem estar todos errados). Se há questão “civilizacional” é esta. E algumas posições a seu respeito têm-me deixado quase espantado, ou não conhecesse eu a hipocrisia que por aí anda sempre que se fala no “valor da vida”.

Para um leigo, que quer acreditar que existe alguma ciência (ou Ciência) nisto e alguma lógica (espera-se que Lógica) eu definiria duas prioridades:

  • Os que podem morrer da doença (ou seja, os “grupos de risco”), de forma muito evidente, sem a vacina (quem tem patologias que a covid exacerba e conduz a uma morte quase certa, mais ou menos velhos).
  • Os que podem espalhar os contágios de forma “silenciosa” por serem globalmente assintomáticos (os mais novos).
  • Só depois passaria aos que, tendo a doença, revelam sintomas, mas com capacidade de os ultrapassar (o lote em que acho que estou, portanto, não me venham dizer que é uma opinião feita à minha medida).

Aceito outras opiniões, desde que as fundamentem de um modo diferente de “se já vão morrer quase na certa, que se lixem que as vacinas são caras”.

10 thoughts on “6ª Feira

  1. O Sr. Secretário-Geral tem marcada eucaristia para hoje. Tratará na sua homilia de fingir que não nomeou o actual primeiro-ministro e que não é o único suporte que lhe resta. Para tal zurzirá denodadamente os perigosos capitalistas, os sempiternos imperialistas e, claro está, os seus lacaios locais. Os que ele nomeou e suporta.
    Não se prevê que seja suficiente para evitar mais uma talhada nas próximas eleições.

    Gostar

  2. Vamos esperar pela versAo final das prioridades da toma da vacina. Parece que acima dos 75 anos não há provas que a vacina funcione.

    Esperemos que a logística seja tb profissional.

    Gostar

  3. Vacinas

    Em representação das “forças vivas” traseirenses, o Coxa acaba de ser “cooptado ” para fazer parte do Conselho Geral do Agrupamento autóctone.

    Fazendo um giro de reconhecimento pelas “unidades orgânicas” da jurisdição, foi rabiscando umas notas acerca do que viu e do que lhe sopraram . Consta que já amandou para o relatório o primeiro parecer : “Povoam os corredores uns marmelos , a quem chamam alunos, incluindo os de uma certa “é tenia ” (sic), cuja missão é apenas apanhar sol e frequentar com irrepreensível assiduidade a cantina escolar” . E, à sua maneira, reflecte : “Porra! Com isto quem se f…e é o tesoureiro da Junta que tem de pagar a festa ,quando o cofre está rapado e nem dinheiro há para para comprar vacinas para os compadres mais velhos e doentes”.

    Prioridades, né ?

    Liked by 1 person

  4. Quanto à eficácia, a que propõe seria talvez a melhor forma . Pois são sobretudo os jovens que andam a infetar os velhos, tanto quanto sei. Do ponto de vista ético, não posso estar de acordo, são os jovens que resistem mais e melhor, não são eles que estão a fazer pressão nos UCI , tanto quanto sei. Com “jovens” estou a pensar nas idades até 30 anos, não mais , pois acima disso já estão a ser internados muitos. O pessoal dos lares obviamente que tem de ser vacinado. Depois há ainda a questão da equidade: todos os utentes dos lares vão ser vacinados, ou só os que têm até 75 anos? Ou se estiverem em lares já as vacinas para os 75+ se tornam magicamente eficazes?

    Gostar

  5. Isto, a avaliar pela barraca que foi a distribuição da vacina da gripe, bem podemos divertir-nos (é o que nos sobra…) com as confusões que Marta, Graça e Costa poderão propiciar-nos.
    Para já, os considerandos de ordem ética, bioética, política, da ordem da infeciologia e da área da imunologia começam a mostrar-nos momentos de raro paroxismo. A coisa, promete, pois.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.