Plano De Acção Para O Desenvolvimento Digital

A formação contínua vai fazer uma viragem da Flexibilidade e da Inclusão para a Digitalização. Até 7 de Janeiro os projectos de acções de formação têm de estar prontos para ser financiados.

O esquema geral é o que se segue:

O mais certo é que a partir deste questionário europeu, tenham de preencher em breve a versão nacional, para que possam ser posicionados e recrutados para formações de 50 horas. Eu fiz duas vezes, uma com as condições actuais resultantes da pandemia, que limitam a presença de turmas inteiras nas poucas salas devidamente equipadas nas escolas, e o facto de ter 5ºs anos com muito pouca literacia digital (o que limita as possibilidades de trabalho) e cheguei aos 63 pontos. Respondendo com o que consegui fazer em outros anos, nomeadamente quando tive 9ºs consegui chegar aos 68, porque é complicado responder que, com as condições existentes na maioria das nossas escolas não é muito sério afirmar que se recorre ou faz “sistematicamente” seja o que for.

Não deixa de ser interessante que o questionário ignore por completo a formação do docente ou a formação já feita na área.

6 thoughts on “Plano De Acção Para O Desenvolvimento Digital

  1. É como certas pessoas que conheço, umas têm carta de condução mas não têm carro, outras já compraram o carro mas ainda não conseguiram tirar a carta.
    Será bem vinda essa formação. Mas é preciso que a própria escola seja ela digital, e é preciso computadores, ligação à internet, sim mas que sejam do “patrão” (ministério da educação) – e não dos Professores… e já agora que tenham protocolos com diferentes empresas (proprietárias de softwares, microsoft, autodesk, apple, …) já que não sou apologista que se instalem softs piratas.
    Depois, essas 50 horas, e com um pouco de sorte serão os docentes a expensas próprias, tanto como para os formadores como para os formandos… já para não falar que irá sair da componente individual de trabalho.
    Boa medida, mas só por si e sem mais, nada será uma inutilidade.

    Gostar

    1. Não escrevi que será obrigatória. Mas o que tem sido anunciado é que se querem formar 100.000 professores. Não sei se serão precisos assim tantos. Afinal, o ano passado houve “formação” acelerada. Sei que não no que mais interessaria, mas…

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.