Phosga-se – Série “As Presenciais” – 3

Uma boa síntese do “processo democrático” do debate em muitas escolas.

Amigo, o diretor começou o pedagógico a dizer que ia ser assim. Um colega perguntou se já estava decidido pois o CP é um órgão consultivo, como bem sabes; antes de ele responder eu pedi para falar e lembrei o aumento de casos diários e acumulados, bem como as indicações
da DGS. Estivemos mais de 1 hora [a discutir, mas] como ele já tinha decidido, decidido ficou.
Opinião final: neste modelo de gestão o Reitor é soberano.

Outro caso, não muito diferente, mas pelo menos com votação, que parece ter sido ganha por quem não terá assim muitas turmas.

 Durante este ano letivo, temos tido reuniões online, mas também presenciais. As reuniões de avaliação serão presenciais. Não tivemos, ou não há explicação. Houve quem tenha pedido esclarecimentos à Direção e foi chamado à atenção. A decisão foi tomada em Conselho Pedagógico e só um Coordenador votou a favor de serem online.

(como nas duas localidades em causa, até há Sé Catedral, dá sempre para fazer uma forte benzedura antes da ida para as reuniões)

4 thoughts on “Phosga-se – Série “As Presenciais” – 3

  1. Na minha escola as reuniões são pelo teams, tal como foram as anteriores. As decisões têm sido tomadas em conformidade com o que é recomendável, não tenho razão de queixa. O poder do Diretor é uma realidade mas, se apenas um ou outro professor se mostrar desagradado, não há controlo da “ditadura”! O problema é que há muita gente sem coluna vertebral para dizer o que pensa como se, numa escola, existisse assim tanto a perder, ou a ganhar, com o “lambe-botismo”. Ainda assim, será sempre de “mandar para o ar” a pergunta: “se acontecer alguma coisa menos boa, de quem é a responsabilidade pela decisão?”… é que há por aí muito ditador que se esquece que o poder também tem uma pequena fatura, que é a responsabilidade pelas decisões… eu sei que estamos em Portugal, mas Diretor de escola não tem a “imunidade” de outros…

    Gostar

  2. Afinal, há lei ou não há lei? Na nossa escola são todas pelo teams, como foram as do 3 período do ano letivo passado e as intercalares. Quais as ponderosas razões que justificam as reuniões presenciais num contexto de tão forte confinamento e de aumento de casos? Isto para além de incompetência toca as raias da inconsciência. A autonomia é muito linda, mas nas mãos de incompetentes dá sempre mau resultado. Pergunto-me se a DGES ou lá o que for não devia intervir. Isto é à vontade de cada um? Se a situação é idêntica, se as orientações superiores são as mesmas, o que justifica este desvario? Ainda temos um sistema nacional de ensino, ainda nos regemos pelas mesmas leis, ou isto já está tão degradado que em cada escola, cada tiranete? Tirem – me deste filme, please.

    Gostar

    1. Se,
      As orientações da DGEstE & DGS são: n) Privilegiar a via digital para todos os procedimentos administrativos, sempre que possível; o) Devem suspender-se eventos e reuniões com um número alargado de pessoas;
      E, se,
      É um dever específico do Diretor (artigo 29.º do RAAG): a) Cumprir e fazer cumprir as orientações da administração educativa;
      Pergunto,
      Porque razão não se obedece à lei?

      Para além disso,
      Não foi o Governo que sepultou o conselho de turma de avaliação enquanto ato pedagógico? Foi. E fê-lo com o propósito de acabar com as greves dos professores às avaliações, tornando-as num ato meramente administrativo. Assim, as reuniões passaram a realizar-se com 50%+1 dos professores, deixando cair a regra que vigorava até então, onde a falta de um só professor inviabilizava a sua ocorrência. As portarias que regulamentam o DL 55 assim o dizem: artigo 34.º (Secundário) n.º 3 — O funcionamento dos conselhos de turma obedece ao previsto no Código do Procedimento Administrativo.

      Gostar

  3. E se os professores dessas escolas escrevessem uma carta aos diretores responsabilizando-os por qualquer situação de infecção, alegando a legislação e a existência de alternativa viável?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.