Escritor/Leitor (E Uns Remoques)

Como merece ir sendo lido, sem pressas, vou saboreando a “novela” autobiográfica de Martins Amis que referi há uns posts (Inside Story), cujo único defeito até ao momento é ter sido recomendado pela Clara Ferreira Alves nos únicos 2-3 minutos a que assisti ao Eixo do Mal no fim de 2020. Mas ido a coisas sérias… escreve ele que o tempo em que o escritor poderia esperar do leitor (alg)um esforço para ir além do que é escrito de forma literal terminou. Agora, ou fica tudo muito explícito, ou a generalidade dos leitores (eu diria que não será a totalidade, mas ele é menos benévolo), ou o leitor recusa-se a fazer qualquer esforço adicional para compreender o que lhes está a tentar ser transmitido. E isso não se nota apenas na literatura. Ao fim de 15 anos de escrita diária em nome próprio (há outros em heterónimo que agora não interessam nada) tenho percebido a que ponto avançou a erosão daquel@s que estão para ir um pouco mais além do que o que fica escrito no branco (literalmente, como se percebe pelo layout), o que me desgosta mais do que deveria, porque nem sempre me apetece (ou posso) explicar tudo por extenso. Este quintal é muito mais pequeno e aconchegante do que o umbigo e, não recusando gente desconhecida, assumi que quem cá passa terá alguma familiaridade com as formas como escrevo e, muito em especial, com as intenções com que o faço. E estranho sempre quem me parece com aquela do “olha, lá está ele a exagerar” (ou modo mais diplomático de dar a entender que estou a distorcer os factos por esta ou aquela razão). E, por acaso, na maioria das situações estou a fazer o inverso, a evitar descrever o que de pior vou tendo conhecimento, porque umas vezes me é confidenciado com pedido de completa privacidade e outras sou eu que acho demasiado mau para ser publicitado assim às claras. Eu sei que há quem coloque reservas (o que é saudável!), mas muitas vezes isso acontece por evidente desconhecimento do que se passa pelo país, em especial em termos de malfeitorias diversas que lá por serem “locais”, não deixam de o ser. Sejam essas reservas colocadas em comentários aqui ou veiculadas em outros “ambientes”, públicos ou semi-privados (tudo acaba por se saber… isto é um país de vizinhanças…).

Portanto, car@s leitor@s, embora eu saiba que a maioria que por aqui passa com regularidade, sabe que o que por aqui se faz não é o que certas personagens menores da nossa vidinha político-educativa quiseram dar a entender mais tempo do que o necessário (em particular, desde o final de 2015), gostaria de deixar explícito (outra vez) que não me move qualquer perseguição pessoal, particular ambição política ou qualquer outra aspiração venial. Escrevo sobre o que sei, que me é relatado com detalhe e clara identificação, e escrevo a minha opinião sobre isso ou outras coisas, sem exagerar para obter efeito, até porque (e repito-me ao ponto de me entediar a mim próprio) se quisesse ser mais “impactante”, fazia coisas simples e elementares para ampliar a divulgação dos blogue e dos posts. Até há manuais e tutoriais para isso.

E quem quiser enfiar o barrete, esteja à vontade. Um dia, eu dar-me-ei ao prazer de colocar o nome às criaturas.

(resumindo, não gosto que me chamem “mentiroso”, de forma mais ou menos implícita ou explícita, em especial por parte de quem tem por prática mentir ou fazer-se eco de mentiras úteis a outrém…)

One thought on “Escritor/Leitor (E Uns Remoques)

  1. Sim, todos so dias aqui venho. Aliás, como ia ao Umbigo ( esta de ir ao seu umbigo é gira!). Já não sei quantos anos isto faz de ser leitora. Corroboro: aqui não há textos fofinhos e , se fosse para ter um tacho, já o teria tido. Para além de estar bem informado, escreve muito bem, coisa rara nos tempos de hoje e há mais quem aqui comente que sabe usar deliciosa ironia com cruzamento de sarcasmo, que fica a matar , provando que ainda há quem saiba escrever e quem saiba…ler. De mim não se livra.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.