Tenho Pouco Contra Continuar Na Escola…

… a trabalhar de forma remota com os alunos, deslocando-me eu e ficando eles em casa. Nem me incomoda que me obriguem a cumprir horário presencial na escola, se é que é isso que dá tanta comichão aos sousastavares e outros como ele (ou quase tão fraquinhos de raciocínio).

Só que para isso é necessário que existam nas escolas computadores devidamente equipados para o efeito e que ao fim destes meses todos, seja possível acudir aos alunos e famílias sem meios para seguir o ensino à distância com um mínimo de qualidade. Não é com 2 ou 3 a partilharem o mesmo equipamento. E a verdade é que neste momento esse continua a ser o grande risco, porque dos 400 milhões de euros anunciados para a Escola Digital, nem um décimo terá chegado a quem de direito: em primeiro lugar, os alunos e depois, escolas e docentes. Em vez disso temos entretenimentos, em que o dinheiro se vai escoando nos meandros da “formação”, conforme os grupos a satisfazer. Agora é o da “Capacitação”. Que tal “capacitarem” as escolas para assegurarem o ensino remoto a partir das suas instalações e não do meu escritório ou sala?

4 thoughts on “Tenho Pouco Contra Continuar Na Escola…

  1. Mais uma vez, curto e direto. O único blogue onde se fala verdade, sem medo de desagradar aos patrões. A verdade incomoda, foi sempre assim…
    Parabéns pela sagacidade e por ser a voz que mais ninguém tem neste país.
    Espero que também nunca se venda aos anúncios da treta.

    Gostar

  2. Que instalações? A biblioteca? A sala de profs? As salas com cadeiras que dão cabo das nossas costas? Se é para trabalhar à distância, que seja a partir da minha casa. Claro que sou eu que pago a energia, etc., mas pelo menos tenho escritório decente e confortável para trabalhar e não tenho que ver as fronhas – desculpem!! – de certas pessoas, que me põem logo maldisposta. Então o sr. sousa tavares andou a tecer mais uns considerandos acerca dos professores!!

    Liked by 1 person

  3. Se não se pode estar com mais de 5 pessoas, para evitar o contágio, se as crianças são assintomáticas e temos salas de aula que vão desde os 20 aos 28 discentes, não há aqui um contra-senso?

    Sou a favor do fecho das Escolas e Universidades até a nova estirpe do vírus regredir e para isso todos temos de ser agentes de saúde, assim como termos condições humanas e materiais para leccionarmos.

    Pagamos impostos, logo temos direito a um Ensino/ Educação público com condições e de excelência, um sistema de Saúde de qualidade e célere e de um sistema de Justiça equitativo, de qualidade e célere.

    O Covid só veio confirmar as debilidades do país; debilidades essas que todos nós já temos conhecimento há anos e temos denunciado nas redes sociais ano após ano.

    Não há cidadãos de primeira e de segunda!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.