“Alarmismo”? (Casos – 26 e 27)

Será que a divulgação clara e atempada de informação relevante para as comunidades educativas é motivo de “alarme social” ou, pelo contrário, transmite segurança e a confiança de que alguém conhece a situação e a agir da forma adequada?

Vejam-se duas situações e diga-me qual abre mais oportunidades para boatos e diz-que-disse?

Numa das minhas turmas houve 11 casos confirmados e uma professora infetada. Eu próprio fiquei em isolamento, pois manifestei alguns sintomas, mas testei negativo. Mais nenhum professor foi testado.

Foi a terceira turma a ir para casa na escola.

Na mesma turma já surgiu pelo menos mais um caso confirmado em janeiro.

Tenho tido notícia de vários outros casos, entre professores e alunos, mas não há informação oficial de nada. Poucas turmas estão completas. Em quase todas há alguém doente ou isolado.

Escola Secundária (…) uma turma de 7.o ano em isolamento, dois alunos em isolamento noutro 7.o ano; um aluno em isolamento num 9.o ano.

Só tenho conhecimento das turmas que leciono. A direção não quer que estas informações sejam divulgadas.

10 thoughts on ““Alarmismo”? (Casos – 26 e 27)

  1. pois…no carnaval ninguém leva a mal..
    Costa admite fechar escolas se estirpe inglesa for dominante
    Sofia Rodrigues
    O primeiro-ministro admitiu que o Governo pode vir a encerrar as escolas caso a estirpe inglesa da covid-19 se tornar dominante no país. “Estamo-nos a bater para manter escolas abertas porque sabemos o custo social de fechar, amanhã vamos começar campanha de testes rápidos. Se para a semana, amanha, depois de amanhã, soubermos, daqui a 15 dias soubermos, que a estirpe inglesa se tornou dominante no nosso país vamos ter de fechar as escolas”, afirmou António Costa no debate no Parlamento.

    O primeiro-ministro respondia à interpelação de Adão Silva, da bancada do PSD, sobre a evolução da pandemia, adiantando que o decreto com o ajuste das medidas (já promulgado pelo Presidente da República) entra em vigor à meia-noite de quarta-feira. António Costa sugeriu que, caso as escolas encerrem, o PSD vai acusá-lo de recuar. “Não vamos dizer que recuou, vamos dizer que tomou a decisão certa”, retorquiu Adão Silva.

    Gostar

  2. Pelo Arlindo surgiu este comentário..
    Estas eleições e principalmente no próximo Domingo , vai ser a tempestade final em Portugal . Imaginem só as urnas em escolas e no outro dia as crianças a terem contacto com superfícies oriundas por vezes de contactos de pessoas que estão infetadas sem saber ou estão perto de infetados e transportam o vírus . Os surtos irão aparecer após o dia de votação em alta escala . O RNA do vírus agradece a Portugal ser o país N.º 1 do Mundo .

    Gostar

  3. Esta busca obsessiva pela “estirpe” inglesa é coisa de pescador algarvio em época de estio.
    Em vez de vacina aconselha-se preservativo.

    Gostar

  4. Vejam como se impede a divulgação da verdade do que se passa nas escolas, pagando aos comissários para mentir políticos e perseguir os professores.
    TVI J1, professor esconde o rosto e distorce a voz para dizer a verdade, como se estivesse a denunciar uma organização terrorista ou mafiosa!!!!

    Dos sindicatos nem uma palavra a propósito desta vergonha.
    Completamente vendidos ao PS, FNE e ao pcp, fenprof.

    https://tviplayer.iol.pt/programa/jornal-da uma/53c6b2633004dc00624392e1/video/600446850cf245b9a9743a6a

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.