O Fracasso Estrondoso Da Escola Digital

A decisão inédita e algo inesperada de fechar durante duas semanas (até ver) todas as escolas por completo, incluindo o chamado ensino à distância, para além de demonstrar até que ponto o governo perdeu por completo o rumo nestas duas últimas semanas, é uma declaração ruidosa do fracasso do projecto a que chamaram pomposamente Escola Digital, prometendo o actual PM 400 milhões para o efeito há mais de 7 meses.

Depois de tanta declaração parola sobre a modernização digital das escolas, chegamos a esta semana praticamente sem nada de novo a esse nível, ou pelo menos sem nada de verdadeiramente operacional. Mais de sete meses depois, período durante o qual muito tempo se perdeu em outras irrelevâncias ao gosto do ministro Tiago e do secretário João, agarrados que nem lapas às suas “convicções” e muito pouco abertos às necessidades reais das escolas.

Fazendo um inventário curto dos inconseguimentos:

  • Em relação aos alunos “mais desfavorecidos” de que alguns tanto gostam de falar”, a larga maioria dos que não tinham conseguido aceder ao E@D após Março, continuam sem equipamentos disponíveis, apesar de uma espécie de sprint trôpego a partir de meados de Dezembro. Os 100.000 kits tecnológicos são menos de metade do “essencial” para garantir que não aumentam as “desigualdades”. Se 20-25% dos alunos e famílias não tinham capacidade para seguir o ensino à distância há perto de um ano, isso implicaria, no mínimo, a disponibilização de 200 a 250.000 kits. Os dados mais recentes do Estado da Educação apontam para mais de 360.000 alunos com Apoios da Ação Social Escolar, com 13% (Secundário) a 24% (2º ciclo) dos alunos matriculados nos vários ciclos de escolaridade a beneficiar do escalão A/1
  • Em relação aos professores, terminou na 2ª feira a fase de diagnóstico das competências ou capacidades digitais. Os meses anteriores foram gastos na tradicional “formação de formadores”, tão cara a qualquer “projecto” nacional na área da Educação. Equipamentos para uma situação de ensino misto ou não-presencial que não passem pelos dos próprios professores? Até agora zero e parece que só haverá, em sistema de usufruto temporário, para quem frequentar as futuras formações que, por este andar, talvez estejam terminadas pela Páscoa, na melhor das hipóteses. Como em tantas outras ocasiões, muita preocupação em alimentar a “estrutura”, pouco empenho em chegar a tempo ao terreno.
  • E o que dizer do #EstudoEmCasa, que ainda anda a transmitir aulas que, pelos vistos, não servem para nada, excepto para compensar alguns serviços prestados à tutela e alimentar umas quantas vaidades, por muito mérito que tenham os colegas que por ali andam e tiveram a sorte de dar aulas um ano inteiro para as câmaras, sem o ruído da petizada e materiais para ver e classificar? Para que serve aquilo se, com uma interrupção das aulas presenciais, se esquece a sua existência, bem como dos laboriosos planos feitos em quase todos os agrupamentos e escolas não agrupadas para a eventualidade de se passar ao ensino misto ou não-presencial?

Parece evidente que nunca se pensou ser mesmo necessário encerrar as escolas e, portanto, tudo foi sendo feito com todo o vagar e a displicência que caracterizam aquilo que não se leva a sério e se vai fazendo porque enfim. Talvez o nervoso, irritação e teimosia do ministro Tiago (e do seu mentor, o PM Costa) resultem da consciência de que, no caso de ser preciso passar para novo período de E@D, se perceberia com muita clareza tudo o que não foi feito apesar de gongóricas promessas ou que está a ser feito a um ritmo impensável, acaso fosse uma emergência bancária.

Preocupação com “os mais desfavorecidos”? Com “o agravar das desigualdades”? De palavras andamos fartos, de actos é que a mingua é forte.

Quiçá para uma 4ª ou 5ª vaga de urticária comichosa esteja tudo mais ou menos remendado. Quando ao maravilhoso mundo da transição digital, fiquemo-nos pelo modelo tradicional.

3 thoughts on “O Fracasso Estrondoso Da Escola Digital

  1. Isto é a absoluta evidência da inutilidade do ministério da educação…

    Numa epidemia tão perturbadora das sociedades humanas atuais, que pode durar anos (valha-nos, esperemos , as vacinas), o ministério poderia intervir conjugadamente nos programas, na carga horária dos alunos e no tamanho das turmas.
    Poderia ter feito isso sem aumento de custo e com a logística existente. Seria coisa para durar 2- 3 anos. Até poderia complementar com umas pitadas de ensino à distância – seria um aproximação razoável à transição digital…

    Não, sentou-se num gongórico “sempre que possível”, em pôr as comunidades locais em modo disruptivo-seguro benzido a gel-álcool e com marcações e trajetos de circulação… e pouco mais.

    E “prontos”, aqui vai:.. o rei vai nu exibindo todas as suas vergonhas enormes e prenhes de incapacidade e impotência!

    Liked by 1 person

  2. Desabafo:

    acho piada aos adultos que dizem que as ferias grandes sao longas …

    1º as ferias estão estudadas … sao períodos de descanso mental para os alunos que trabalham , 2º no verão ha exames nacionais que nao se podem sobrepor a aulas, 3º no verao existem locais onde estao 40º graus … 4º e ultimo é HIPOCRITA por parte dos adultos dizer que as ferias sao grandes demais tendo eles gozando-as bem quando eram crianças …. e bem que gostaram … MAIS… o governo fez outra vez asneira … continuavam com aulas online de emergência e cumpriam o calendário escolar. Estando agora de ferias mais depressa vao para a rua … deveriam estar em casa com aulas online.

    ps- onde está o plano A B C D E F do Tiaguinho&amigos?

    Gostar

  3. a outra que nunca quis para si a avaliação só falava em festas da parque escolar….estes (tiaguinho, SE costa e o deputado “silva, de seu nome Porfírio”) são um bando de incompetentes que “trabalham para a imagem”. É só folclore!…..perante o planeamento que fizeram ao longo destes 6 anitos e a terem princípios de ética só lhes restava uma situação. DEMITIREM-SE!!!…. andaram a laurear a pevide tanto tempo…e o que deixaram? um rasto de mortes!!!…e sim já sei!!! a culpa é dos tugas, e da VARIANTE INGLESA DO VÍRUS!!!!

    Liked by 2 people

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.