Começam a chegar exemplos dos novos horários E@D. Vai ser uma coisa linda de se ver se, pelo país, isto for assim. Acham que existe banda larga que aguente tanto trânsito? É que eu de manhã estava a ver nuns “apanhados” o actual ministro das Finanças a tentar fazer uma vídeo-conferência com o Parlamento Europeu e se nem pessoa tão importante consegue manter uma ligação funcional, como conseguirá o Joaquim Pincel e os seus alunos?
Mas não faltará quem ache que isto é mesmo possível.
Os intervalos são grandes. A Internet terá tempo de recuperar o fôlego. Mas será preciso cortar nos tráfegos desnecessários: comentadores e deputados em directo nas TVs via internet, sites pornográficos, gaming, as lojas online e os serviços bancários terão horário condicionado, etc. Isto apenas provisoriamente, até o Elon Musk colocar em órbita a nova rede de satélites EduSat e os chineses acabarem de construir os pontos 5G que proporcionarão um inusitado frenesim (prometeram que demorava duas semanas e eles nessas coisas não costumam falhar).
GostarGostar
Como vês Paulo, não me enganei nada. E tenho a certeza absoluta que haverá por aí nas Direções dos Agrupamentos muito quem queira impor o horário integral aos professores, e com jeitinho, tudo síncrono! Só falta mesmo eliminar os intervalos, porque nem é preciso mudar de sala!
E o mais engraçado é que há professores nas lideranças intermédias ainda com mais tesão por isso do que os próprios Diretores.
E há até quem diga, e eu posso testemunhar porque o ouvi ontem numa reunião de avaliação, “eu até dava mais horas do que tenho, não me importava, só tenho 90 m por semana, se alguém quiser ceder algum tempo, eu aceito”!
É assim que estamos!
GostarLiked by 2 people
Só tem 90 m? Metros? Não quererá dizer 90 min…? Ai senhor professor…
GostarGostar
E que interesse tem esse reparo?
GostarGostar
Ai vírgula senhor professor!
Ai, senhora doutora…
GostarGostar
Tem toda a razão, são 90 min como todos aqui sabem, certamente, e daí o menor cuidado na redação. Mas pode ficar tranquila, garanto-lhe que com os alunos sou bastante mais cuidadoso. Peço imensa desculpa. Da próxima vez, envio-lhe previamente o meu comentário para poder fazer a revisão e, assim, escusa de ressacar tanto pela ausência de atividade presencial em supervisão docente e/ou avaliação externa. Se não for esse o problema, então o caso é ainda mais grave!
Já agora, quanto à substância da questão, tem algo de relevante a dizer? Pode partilhar, mal posso esperar!
GostarGostar
É, no mínimo risível!
Para os meus lados é igual. Não percebem patavina de ensino a distância e querem “mostrar serviço”…. Toca a carregar nos horários e reproduzir aulas presenciais para o online. Tudo isto pressupondo que os alunos estarão todos os dias (fora os fins de semana, para fazer trabalhos, claro), todo o dia, em frente ao computador! Independentemente da idade: 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18…. É tudo igual.
Assiste-se ao cúmulo da estupidez! Eu já avisei…. Mas, tal como o Paulo, sou identificado com “a voz crítica, desmancha prazeres”, nada feito. Gente estúpida mesmo…
É assim que vão cativar os alunos para a aprendizage?. Não tarda nada, estarão alunos e pais a “trepar pelas paredes”…, e, com razão!
GostarGostar
Para os meus lados, igual. Não percebem patavina de ensino a distância e querem carregar horários para ‘mostrar serviço’… Só pensam em reproduzir aulas presenciais online. Partem do pressuposto de que as crianças estarão cinco dias por semana, todo o dia (fora fins de semana para fazer TPCs!) em frente ao computador! Nem interessam considerações pedagógicas, começando ela idade… 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18… Tudo a eito.
Gente estúpida.
É assim que querem cativar os alunos para a aprendizagem? Não tarda nada, estarão alunos e pais a “trepar pelas paredes”…
Gente estúpida, mesmo.
GostarGostar
E ai do aluno que não tenha a câmara e o microfone ligado…
GostarGostar
É a primeira coisa que faço: mando desligar. O micro ligam quando precisam de intervir.
Se vão embora ou fazem outra coisa? Não sou polícia. Para isso, teriam de me pagar a dobrar.
GostarGostar
Agora imaginem ter o horário por completo sincrono, aulas de 90m, e às vezes sem intrevalo entre turmas.
GostarGostar
Ainda há quem consiga achar que o PAPA é PAPISTA..!!!!
GostarGostar
Tenho a impressão que estas manchas horárias vêm de cima… do ME.
A confirmar.
A ideia que tenho é que a mancha horária do EaD vai crescendo, igualando, no secundário, os 100% da carga horária normal.
‘Tadinhos dos miúdos… agora é vão deixar de ser uma geração perdida.
GostarGostar
A tutela quer 70% do horário presencial. Deu ordens para refazer horários que não cumpram.
GostarGostar
Ainda não tenho horários mas os rumores que me chegam quer da minha quer de outras escolas à volta é que os horários manterão a mesma duração das aulas presenciais e serão preferencialmente síncronas, sendo as aulas assíncronas a exceção.
GostarGostar