Phosga-se! – Série “Os Novos Horários”

Começam a chegar exemplos dos novos horários E@D. Vai ser uma coisa linda de se ver se, pelo país, isto for assim. Acham que existe banda larga que aguente tanto trânsito? É que eu de manhã estava a ver nuns “apanhados” o actual ministro das Finanças a tentar fazer uma vídeo-conferência com o Parlamento Europeu e se nem pessoa tão importante consegue manter uma ligação funcional, como conseguirá o Joaquim Pincel e os seus alunos?

Mas não faltará quem ache que isto é mesmo possível.

15 opiniões sobre “Phosga-se! – Série “Os Novos Horários”

  1. Os intervalos são grandes. A Internet terá tempo de recuperar o fôlego. Mas será preciso cortar nos tráfegos desnecessários: comentadores e deputados em directo nas TVs via internet, sites pornográficos, gaming, as lojas online e os serviços bancários terão horário condicionado, etc. Isto apenas provisoriamente, até o Elon Musk colocar em órbita a nova rede de satélites EduSat e os chineses acabarem de construir os pontos 5G que proporcionarão um inusitado frenesim (prometeram que demorava duas semanas e eles nessas coisas não costumam falhar).

    Gostar

  2. Como vês Paulo, não me enganei nada. E tenho a certeza absoluta que haverá por aí nas Direções dos Agrupamentos muito quem queira impor o horário integral aos professores, e com jeitinho, tudo síncrono! Só falta mesmo eliminar os intervalos, porque nem é preciso mudar de sala!

    E o mais engraçado é que há professores nas lideranças intermédias ainda com mais tesão por isso do que os próprios Diretores.

    E há até quem diga, e eu posso testemunhar porque o ouvi ontem numa reunião de avaliação, “eu até dava mais horas do que tenho, não me importava, só tenho 90 m por semana, se alguém quiser ceder algum tempo, eu aceito”!

    É assim que estamos!

    Liked by 2 people

      1. Tem toda a razão, são 90 min como todos aqui sabem, certamente, e daí o menor cuidado na redação. Mas pode ficar tranquila, garanto-lhe que com os alunos sou bastante mais cuidadoso. Peço imensa desculpa. Da próxima vez, envio-lhe previamente o meu comentário para poder fazer a revisão e, assim, escusa de ressacar tanto pela ausência de atividade presencial em supervisão docente e/ou avaliação externa. Se não for esse o problema, então o caso é ainda mais grave!
        Já agora, quanto à substância da questão, tem algo de relevante a dizer? Pode partilhar, mal posso esperar!

        Gostar

  3. É, no mínimo risível!

    Para os meus lados é igual. Não percebem patavina de ensino a distância e querem “mostrar serviço”…. Toca a carregar nos horários e reproduzir aulas presenciais para o online. Tudo isto pressupondo que os alunos estarão todos os dias (fora os fins de semana, para fazer trabalhos, claro), todo o dia, em frente ao computador! Independentemente da idade: 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18…. É tudo igual.

    Assiste-se ao cúmulo da estupidez! Eu já avisei…. Mas, tal como o Paulo, sou identificado com “a voz crítica, desmancha prazeres”, nada feito. Gente estúpida mesmo…

    É assim que vão cativar os alunos para a aprendizage?. Não tarda nada, estarão alunos e pais a “trepar pelas paredes”…, e, com razão!

    Gostar

  4. Para os meus lados, igual. Não percebem patavina de ensino a distância e querem carregar horários para ‘mostrar serviço’… Só pensam em reproduzir aulas presenciais online. Partem do pressuposto de que as crianças estarão cinco dias por semana, todo o dia (fora fins de semana para fazer TPCs!) em frente ao computador! Nem interessam considerações pedagógicas, começando ela idade… 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18… Tudo a eito.

    Gente estúpida.

    É assim que querem cativar os alunos para a aprendizagem? Não tarda nada, estarão alunos e pais a “trepar pelas paredes”…

    Gente estúpida, mesmo.

    Gostar

    1. É a primeira coisa que faço: mando desligar. O micro ligam quando precisam de intervir.
      Se vão embora ou fazem outra coisa? Não sou polícia. Para isso, teriam de me pagar a dobrar.

      Gostar

  5. Tenho a impressão que estas manchas horárias vêm de cima… do ME.

    A confirmar.

    A ideia que tenho é que a mancha horária do EaD vai crescendo, igualando, no secundário, os 100% da carga horária normal.

    ‘Tadinhos dos miúdos… agora é vão deixar de ser uma geração perdida.

    Gostar

  6. Ainda não tenho horários mas os rumores que me chegam quer da minha quer de outras escolas à volta é que os horários manterão a mesma duração das aulas presenciais e serão preferencialmente síncronas, sendo as aulas assíncronas a exceção.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.