28 thoughts on “Phosga-se! – Série “Foi Você Que Pediu Um Horário 100% Síncrono”?

  1. A estupidez é mesmo ilimitada.
    Não se aprendeu nada, nem sequer se seguem as indicações da tutela.
    Não quero ser mais professor… fui.

    Gostar

      1. Se vai… Esse tipo de horários vão proliferar que nem cogumelos. Não aprenderam nada com o ano transato. Não me admira, se o próprio governo não aprendeu, como que as escolas aprendem.

        Gostar

  2. O ME ao longe e governado por burros consegue ser mais sensato que alguns (muitos) diretores…. Triste

    Esfreguem as recomendações da DGAE nas trombas desses diretores e lambecus.

    Gostar

  3. As máquinas aguentarão? Os olhos, as cabeças. Querem provar alguma coisa atirando para a frente, nunca assumindo qualquer erro passado. Massacrar e viver da conivência que nem gente hábil como o PM se vai safar. É aguentar, resistir e mais nada. Também tem graça a obrigatoriedade de professores e alunos ‘darem a cara’ nas SS. Tal como se verem reuniões gerais gravadas, ou ações de formação. Sim, são mesmo os alunos quem mais me preocupa. Sem qualquer dúvida.

    Gostar

    1. «Também tem graça a obrigatoriedade de professores e alunos ‘darem a cara’ nas SS. Tal como se verem reuniões gerais gravadas, ou ações de formação.»

      Não vejo muitos preocupados com isto, incluindo a malta da falta de equipamento (na qual me incluo). Ninguém é obrigado a ligar m***a de câmara nenhuma nem em reuniões nem no coiso que os f**a a todos! Deixem de ser OTÁRIOS. E se quisesse ser mesmo «chatinho» (como dizem as tias) nem a voz permitia que fosse captada. São dados biométricos, considerados dados sensíveis no RGPD. RGPquê? Sim, aquela M***A com que nos azucrinaram a cabeça aqui há dois anos ou já se esqueceram? Vão chamar lá na escola o “responsável dos dados” que ele ensina, que ele deve perceber muito disso…
      Eu se me gravarem a fronha sem autorização, sai processo na CNPD. Depois a escola habilita-se à multa. Quando lhes começarem a cair, vão abrir os olhos.

      Gostar

  4. Será que reduzir um ano lectivo a 2/3 ou, eventualmente, a 1/2, teria consequências assim tão graves quanto as que se vislumbram no horizonte com tanto disparate?
    E que tal não continuar a decidir em função dos exames nacionais?

    Gostar

  5. ” O ensino remoto de emergência não poderia correr bem, nem em Portugal nem em parte nenhuma do mundo, por razões biológicas básicas: a atenção, a memória e a disciplina intelectual de uma criança têm limites que ninguém pode contornar” António Figueiredo
    Não aprenderam nada!
    No caso de um jovem do secundário na sua maioria também vai correr mal. Terão somente atenção às disciplinas do seu intetesse pessoal ou de grande empatia com o professor e farão batota nas restantes.

    Gostar

    1. Neste país tudo e toda gente faz batota….aliás é a única coisa que os políticos de Portugal contribuiram para a UE ….foi só para comparerm jipes, montes e moto4…eh…eh…eh…ah faltava a casinha no all… garve

      Gostar

  6. Sessão Síncrona.
    Curiosa a grafia no horário pondo em destaque od dois Ésses: SS
    Tendo em atenção a proposta de faltas de presença aos alunos, o excessivo e mesquinho dirigismo de algumas direções e a intrusão na casa de miúdos e professores a coisa promete…

    Liked by 1 person

  7. Querem massacrar os alunos e as famílias!

    Cada escola sua sentença.

    Na minha dizem que as ordens foram da tutela: só uma sessão síncrona semanal de EF no secundário (que estranho quando o lobby de EF apregoa a sete ventos a importância da EF, ainda para mais agora em tempo de confinamento sedentário…) e obrigatoriedade de manutenção dos turnos quando há, como por exemplo FQ, BIO, GEO, Francês, Inglês, Espanhol, etc.; e ainda tempos da DT com os alunos, apoios extra para exames, etc. Mais de 30 horas síncronas semanais!!

    Gostar

  8. “Phosga-se”????
    Diminui/estraga a publicação.
    Peço desculpa, mas é isso mesmo que sinto.
    Ps. Não volto a chatear com o assunto (2.ª e última vez).

    Gostar

  9. Na escola dos meus filhos será cumprido todo o horário dos alunos com sessões síncronas, no entanto, os momentos de carácter mais teórico e expositivo não podem ultrapassar quarenta e cinco minutos, ficando o tempo restante para a realização de tarefas individuais ou em grupo. O importante é manter a malta ligada durante toda a mancha horária. Depois disto espero que não venham com mais tarefas extra. Não concordo nada com isto e acho que tem tudo para dar errado.

    Liked by 1 person

    1. Proteste! Reclame! É completamente errado a todos os níveis. Vai contra as melhores práticas de ensino a distância! É antipedagógico e vai só afastar os alunos da aprendizagem. Nem os adultos suportariam tal carga, quanto mais miúdos! Um desastre!

      Gostar

  10. Mas os miúdos não estão essa carga horária na escola?! Pelos vistos suportam-na!…
    Estar numa sala de aula a cumprir a carga horária é menos ‘pesado’ do que fazê-lo online?
    Porque esta indignação toda não surge (e não surgiu) com os blocos de 90 mins como carga letiva, implementados há tantos anos? Não é antipedagógico?
    E depois há indignação porque é muita carga e há indignação que a carga é escassa porque os miúdos ficam em ‘roda livre’…
    A diferença fundamental é que na sala de aula a monitorização das tarefas é imediata, aplicando-se as devidas acomodações se o aluno está alheado, enquanto que em casa, sem a supervisão de adultos, é impossível essa monitorização e respetivas acomodações caso seja necessário, o que vai dar em inatividade e aprendizagem nula para muitos miúdos.

    Gostar

    1. Além do óbvio que refere no último parágrafo, na escola os alunos circulam a cada 45/50 minutos, conversam, espairecem, respiram ar fresco e movimentam-se. Em casa, estão em frente ao écran de computador todo o dia, cinco dias seguidos e só param para as refeições! Além das aulas síncronas com o professor, os miúdos precisam de tempo para fazer trabalhos/exercícios e estudar, também em frente ao computador! Está a ver o filme?

      Gostar

    2. O caro Mário Silva está com dificuldade em ver. Para não cegar de vez, sugiro-lhe uma consulta ao oftalmologista (leitura do “Ensaio Sobre a Cegueira” de Saramago, entenda-se).

      Gostar

    3. uma aula sincrona tanto pode ser um CHAT ou uma Videoconferencia
      deve ter a duracao de 20 a 30 min… max
      serve para apresentar um conteudo novo ou tirar duvidas

      Alem de ser estudado por muitos ha muito tempo tb está descrito no doc orientador do ME
      Uma aula em frente a um ecrã para render e não saturar tem de ser assim
      Alias ler 4 paginas A4 no ecrã de um PC ou ler em papel é super diferente

      https://apoioescolas.dge.mec.pt/sites/default/files/2021-02/Contributos_para_a_implementacao_de_EaD.pdf?fbclid=IwAR09BRkWJxqKqWfOr5TrU08LjKCz2CsxS9rmR09awRBGXkPDhWVbWRRr750

      Não percebe a diferença, Sr. Mário silva

      Gostar

  11. Além do óbvio que refere no último parágrafo, na escola os alunos circulam a cada 45/50 minutos, conversam, espairecem, respiram ar fresco e movimentam-se. Em casa, estão em frente ao écran de computador todo o dia, cinco dias seguidos e só param para as refeições! Além das aulas síncronas com o professor, os miúdos precisam de tempo para fazer trabalhos/exercícios e estudar, também em frente ao computador! Está a ver o filme?

    Gostar

  12. Phoenix —- (Phiii) os Profs estão sempre entalados…. 😦 Com a fama que têm ….ainda por cima deram aulas durantes meses…sem qualquer vacina, estando sempre em contato presencial com os alunos e respetivos encarregados de educação. Eh… que os alunos nas aulas não estão sentadinhos e quietinhos como vem sido apresentado na TV…pulam que nem cangurus e andem sempre aos magodes….tá tudo florido!!!!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.