O anúncio da possibilidade de adaptar o calendário de provas e exames até dia 12 de Fevereiro resulta da velha estratégia de tentar ver para onde sopra o vento na próxima semana. O vento epidemiológico, mas também a borrasca de um novo E@D que, para o Ensino Básico, terá poucas diferenças em relação ao do ano passado, sendo que algumas dessas (o nº de aulas síncronas) são no sentido de mais rapidamente fazer parte do sistema entrar em colapso. Se era possível fazer diferente? Só com a devida preparação, que não passa apenas por papelada e promessas. Mas quando se fala nisso, até o falinhas mansas fica de verniz estalado.
A maioria vai tentar fazer o seu melhor, mas nem o mais virtuoso e dedicado condutor consegue fazer uma carroça velha e com três rodas andar muito depressa e sem tombos.
É que nem mesmo estas duas semanas serviram para preparar realmente nada em termos da estruturação de orientações que tentassem obviar os problemas experimentados no ano lectivo anterior.
Outra coisa que não entendo é por que é que não usaram estas duas semanas para que grupos de trabalho definissem conteúdos dos programas correspondentes a duas semanas que pudessem ser suprimidos, de modo a possibilitar regresso normal às actividades lectivas, mesmo que em modalidade de ensino remoto, sem se ter que andar a alterar o calendário escolar… Será que tem que ver com as flexibilidades? Ou é pura falta de respeito por alunos e professores?
GostarLiked by 1 person
No mínimo deviam mantiver as alterações nos exames implementadas o ano passado. Será uma injustiça imensa para os alunos se isto não acontecer, pois esses alunos estão duplamente prejudicados, já vamos no segundo ano disto e não são apenas dois meses, como aconteceu com os alunos sujeitos a exame nacional no ano que passou.
O 3º período do ano passado não aconteceu para os alunos do 10º e do 8º ano (que terão de se sujeitar a exames nacionais este ano). Este ano foram poucas as escolas onde o 1º período decorreu normalmente sem interrupções várias. Isto sem sabermos o que vai acontecer a partir deste momento.
GostarLiked by 2 people
O que, na verdade, devia acontecer independentemente desta interrupção.
Os truques do ano passado foram divulgados com que antecedência relativamente às datas dos exames?
GostarLiked by 1 person