Mudaram As Datas, Ficou O Paradigma

E sou eu e outros como eu que temos a fama de adorar a examocracia e esses chavões que gostam muito de usar os que criticam os exames como uma forma redutora de avaliar externamente as aprendizagens dos alunos e de regular o acesso ao Ensino Superior. Mas são esses críticos que estão no poder no Ministério da Educação há mais de 5 anos e falam muito, muito, mas, chegando a hora da verdade, nada fizeram de relevante, excepto acabar com o que gostaram de chamar “exame da 4ª classe” para criar provas no 2º ano de escolaridade.

São el@s que estão no poder e que, quase um ano depois da primeira vaga da pandemia, parecem renitentes em mudar o “paradigma” que tanto criticam e insistem em manter quase tudo na mesma, apenas adiando umas datas e pouco mais. Vá lá… decidiram que a realização das provas de aferição de 2º ano nas áreas da Expressão Artística e Educação Física seriam algo absolutamente irrelevante e inútil. Mas mantêm todo o resto, incluindo o essencial do “paradigma” que, mal pensem que nos esquecemos, aparecerão a criticar. Mas acerca do qual nada fizeram, quando a “oportunidade” apareceu e poderia legitimar que se repensassem as coisas. E nem se podem justificar com a falta de tempo ou pressa, como seria no ano passado. Tiveram bastante tampo mas preferiram ocupá-lo com outras coisas, certamente muito relevantes, mas que agora me escapam, pois também não terá sido a equipar escolas, alunos e professores para a segunda fase da pandemia.

Terão estado a fazer algo, certamente webinares flexíveis e inclusivas para os súbditos, com os cortesãos do costume a exibirem as vestes de honra e a arengar as parlapatices do costume, arrancadas às sebentas das profissionalizações do século XX. Ou a dialogar muito com “peritos”, nacionais e da estranja, se possível com chancela da OCDE e daquele senhor doutor que costumava cá vir, antes disto ficar um pardieiro infecto que talvez com o calor melhore. Há que definir prioridades na “acção política”.

6 thoughts on “Mudaram As Datas, Ficou O Paradigma

  1. O ano passado só cancelaram os exames do 9º ano e tornaram os do secundário facultativos, porque estavam com receio de juntar muita gente nas escolas. Agora a escola é “local de contagio zero” e esses problema já não se põe.
    Preocupados se as aprendizagens acontecem de modo normal ou não? que se desenrasquem os alunos e professores, o importante é fingir que está tudo normal.
    É imensamente injusto, pois estes alunos estão duplamente prejudicados em relação aos do ano passado.

    Gostar

  2. O calendário tem um erro numa data: a interrupção do Natal vai de 21 de dezembro de 2020 a 31 de dezembro de 2021! 😀
    Também não se percebe porque vão o 1º e o 2º ciclo acabar a uma quinta-feira (8 de Julho) e porque tendo os alunos “perdido” 11 dias de aulas vão ser repostos 12 dias. No caso do 1º ciclo e do 2º que este ano já tinham mais dias de aulas do que o habitual, sem que os programas tenham sido alterados nada disto faz mesmo sentido! Sempre a criarem situações para os alunos se fartarem da escola!
    PEFs do 2º ciclo com a 2ª fase a entrar por Agosto dentro…. “está bem”!
    Sobre as provas de aferição continua uma particularidade relativamente ao Inglês que no 5º terá componente de oralidade e no 8º ano não!!! Ah ah ah ah que critério é este?
    A resposta destes tipos aos problemas é sempre a falta de pragmatismo e a burocracia. Precisamos daquele senhor militar que foi para as vacinas e que numa semana pelos vistos pôs o sistema a funcionar…

    Gostar

  3. Mas onde estão as Arianas Cosmes e Domingos Fernandes a denunciar publicamente a manutenção dos exames nacionais, quando andam pelas várias formações a dizer que os exames escritos são inadequados para avaliarem os alunos?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.