E Há Tendência Para Piorar

Na primeira vaga do E@D tive direito a engasganços, delays, a imagem a congelar ou a “lagar” como os putos dizem, mas a coisa ia-se aguentando. Hoje, na tal hora de ponta cá em casa de que falei a semana passada, tive direito a interrupção da aula síncrona da manhã durante vários minutos, porque a net contratada não chega a um décimo da velocidade contratada. Não é porque estivesse alguém cá em casa em serviços de streaming, mas apenas porque as operadoras andam a tratar da sua vida e a contabilizar lucros com tanta coisa à distância.

Entretanto, ainda não percebi se é a propaganda que é desmentida, se é a incompetência de quem nos governa que é confirmada.

A Nos assegura que não está prevista “qualquer limitação do tipo de tráfego” nos hotspots com internet grátis que estão a ser emprestados pelo Governo aos alunos da Ação Social Escolar. E avisa que muitos estão a usar o serviço com aplicações “para fins lúdicos” fora do período escolar, como YouTube e Netflix, o que poderá degradar a qualidade internet na hora de assistirem às aulas.

O ECO publicou esta segunda-feira uma entrevista ao secretário de Estado para a Transição Digital, na qual André de Aragão Azevedo afirma que o Governo acordou com os operadores a “seleção do tipo de serviços que estão disponíveis” para “garantir que o consumo de dados só é elegível se for para contexto educativo”. O ECO contactou as operadoras, a Apritel e a Anacom, tendo apenas obtido, até ao momento, resposta da Nos que contraria o governante.

“Os procedimentos definidos pelo Governo para contratação da conectividade móvel no âmbito do programa Escola Digital não preveem, à data de hoje, qualquer limitação do tipo de tráfego”, garante a operadora liderada por Miguel Almeida. “Os beneficiários tanto podem usar o acesso que lhes é disponibilizado gratuitamente para fins educativos, como para fins lúdicos (ex. YouTube, Netflix)”, acrescenta.

6 thoughts on “E Há Tendência Para Piorar

  1. Como está a ser complicado tudo isto… de novo. Há muitos alunos que entram, caem, entram, caem. 1/5 vai para a escola porque não tem condições em casa.

    Além disso, como está a ser complicado abordar Os Lusíadas desta forma. Bem tento usar o Zoom o menos possível, mas, se 90% dos alunos que tenho, não compreendem um texto narrativo simples, como posso deixá-los sozinhos com o Consílio dos Deuses?

    Gostar

  2. Atenção que há alunos a fazerem ataques DoS à net dos professores para boicotar as aulas.
    Os professores pensam que são as operadoras e não são…
    Há casos em que também se divertem a bloquear a net de outros colegas.
    Não digo que seja o caso, mas estas situações existem e aparentemente não são poucas.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.