A escrita em dispositivos, com ou sem correcção automática, está a provocar uma erosão enorme no hábito de manuscrever seja o que for ou de o fazer com algum rigor, do uso das maiúsculas à própria pontuação, um pouco devido à velocidade com que tudo parece ter de ser produzido, transmitido e consumido.
Gostar disto:
Gosto Carregando...
Os acentos e os pontos finais, finais… caminham para a extinção.
Já o sabíamos.
Por que razão agora é tão evidente?
Porque muitas aplicações dão errado/assinalam erro nas palavras sem acento ou sem maiúscula. Por exemplo, quando dizemos para considera resposta certa a palavra “espontâneo”, se o aluno escrever “espontaneo”, dá erro.
É uma situação a favor dessas aplicações. O aluno fica zangado consigo próprio por ter falhado apenas por um erro ortográfico fácil(?) de resolver.
É engraçada esta ambivalência das tecnologias que, na questão ortográfica, podem funcionar para os dois lados.
GostarGostar
Apesar de concordar contigo. Também acho que são razão estrutural para essa regressão na escrita. Mais importante/urgente se torna o uso das aplicações/plataformas que assinalam/contam errado a falta de acento, etc.
Não as “formatem” para ignorarem esses erros.
GostarGostar
Estamos, penso eu, já noutra fase. Há uma linguagem universal a ser desenvolvida baseada em ideogramas como os emoticons e emojis. Aguardo com ansiedade o primeiro discurso de Marcelo escrito nessa linguagem.
GostarGostar
Experimentem isto:
Colocar o aluno a ditar um texto para o computador.
Retirar-lhe o original e pedir para corrigir os erros usando apenas a memória do texto que leu. É preciso experimentar o exercício para se perceber o que isto vai implicar. A trabalheira depende, é claro, do software utilizado.
Pedir-lhe para registar as dúvidas que surgiram na correcção para em seguida pesquisar as regras ortográficas e sintácticas aplicáveis.
Confrontá-lo com o texto original.
GostarGostar
O dictafone do IOS funciona de forma fantástica. Eu dito muitas das minhas notas. Já no Word… um cocó.
GostarGostar
Bem, então usar o Word. Para fins pedagógicos, claro.
GostarGostar
: )
GostarGostar