Colaborações

Texto enviado por colega que optou pelo anonimato.

Pregar no Deserto em Busca de um Oásis

– A Senhora Ministra da Saúde, afirmou há tempos, que a ordem é “testar, testar e testar”. Então qual a razão que nos levou a cair há poucos dias para o 16 ou 17º país no ranking dos países europeus, no que concerne aos testes à Covid-19, sendo Portugal um país com mais casos na Europa há 4 ou 5 semanas? Para maquilhar as estatísticas ou algumas falhas?

– Palavra de Ministro, não é palavra honrada? É verdade que os computadores só foram encomendados no final de dezembro de 2020?

– Se voltarmos à Escola Presencial em março, o cenário do aumento de contágios de reinfecções, está de todo afastado, certo?

– Para além dos doentes infetados e acamados com covid-19, mais os médicos, enfermeiros, bombeiros, porteiros, auxiliares de limpeza, alguém tem a noção exata do que é estar infetado?

– Quais as razões porque o Estado não assinou acordos com as operadoras de telecomunicações para reforçar a potência e a velocidade da internet em setembro ou outubro?

– Porque não se instalaram em tempo útil mais antenas das operadoras de telecomunicações pelo País?

– Será que dos 400 milhões ou 500 milhões de Euros prontos para nova injeção no Novo Banco, não poderiam ser canalizados para a aquisição das tais antenas e reforço da velocidade da net?

– Porque têm os professores de investirem 800 a 1200 Euros do seu bolso para assegurar as aulas à distância, mais a eletricidade da sua própria carteira?

– Quais as razões que sustentam que os Diretores e as Direções dos Agrupamentos podem eternizarem-se nos seus cargos, quais dinossauros? 

Se os Presidentes da República (2 mandatos seguidos) e os Presidentes de Câmara têm os seus mandatos limitados em termos temporais, porque não se passa o mesmo com as Direções e com os Diretores dos Agrupamentos? 

– Se na política pública e na Constituição, existe independência dos três poderes, qual a razão para que um(a) Diretora) presida à Direção (lógico), presida ao Conselho Pedagógico (mais ou menos lógico) e também presida à SADD (Seção de Avaliação de Desempenho Docente)? Ou esteja presente, de modo a poder influenciar (em abstrato) as classificações? Não é demasiado poder numa só pessoa? Não há amigos[as) das Direções? Sim, aqueles que andaram com folhas a angariar assinaturas paras listas? E há também os Bufos (Reais) que querem ainda ser mais bonitos do que já são?  Quem duvida disto, consulte os sábios conselhos dos psicólogos, psiquiatras, neurocientistas, sociólogos, antropólogos, advogados? O trabalho multidisciplinar é muito importante!

– Porque razão, todos os docentes, todos os Encarregados de Educação, todos os assistentes operacionais e todos os alunos com mais de 14 anos (já têm idade para tirarem a carta de motociclo) não podem votar para escolher os seus Diretores de Escola/Agrupamento?

– Só agora com o Ensino à Distância, é que Vossas Excelências despertaram para as centenas ou milhares de jovens em risco, provenientes de famílias disfuncionais, desestruturadas ou muito carentes em termos socioeconómicos?

– Qual a razão que leva a que apenas 250 psicólogos (dos 24 000 existentes no País) exerçam no Sistema Nacional de Saúde?

 – Talvez alguém tenha razões reais, objetivas e solidamente fundamentadas!  

– Como disse John le Carré, ver o mundo atrás de uma secretária, pode ser muito perigoso!

– O conhecimento, a transparência e uma boa comunicação, são fontes de credibilidade e de evolução a todos os níveis. O exemplo tem que vir de cima, porque o “peixe apodrece pela cabeça”;

– Houve Agrupamento(s) que retiraram 45 minutos à História no 8º Ano (com um programa muito extenso) e abdicaram de ter como opção no 12º Ano, a Disciplina optativa de História , Culturas e Democracia…E depois, admiram-se do crescimento dos extremismos, de atos violentos e do crescimento eleitoral de partidos que querem dividir portugueses, em vez de “unir” para que as mentes muito brilhantes que existem no País, brilhem no Mundo, como o CR7 brilha no desporto-rei!

– Viva a democracia, qual planta, que todos os dias tem de ser alimentada e é preciso muito cuidado com as ervas daninhas que possam crescer ao seu redor e também com os parasitas que podem infiltrar-se nela, apodrecendo-a!

– Uma última nota: por que razão a maioria dos pais, quer muito bons e excelentes professores para os seus filhos, mas não querem que os seus filhos sejam professores?

Um País que não aposta na Educação, é um País eternamente adiado! Todos os doutores, constitucionalistas, engenheiros, arquitetos, médicos, enfermeiros, comerciantes, jornalistas, carteiros, padeiros, motoristas, cozinheiros, jardineiros, funcionários dos super e hipermercados, etc. Tiveram que ter na sua formação professores para lhes ensinar as letras, os números, a geometria e a desenvolverem o cálculo, o raciocínio e…a inteligência!

Quase a finalizar recorro as algumas afirmações, quais pilares educativos e formativos, que arrancam do subsolo, atingem os céus (e toda esta galáxia):

“Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. “- Pitágoras.

 “Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário.” – G. Orwell

A Cegueira da Governação

Príncipes, Reis, Imperadores, Monarcas do Mundo: vedes a ruína dos vossos Reinos, vedes as aflições e misérias dos vossos vassalos, vedes as violências, vedes as opressões, vedes os tributos, vedes as pobrezas, vedes as fomes, vedes as guerras, vedes as mortes, vedes os cativeiros, vedes a assolação de tudo? Ou o vedes ou o não vedes. Se o vedes como o não remediais? E se o não remediais, como o vedes? Estais cegos. Príncipes, Eclesiásticos, grandes, maiores, supremos, e vós, ó Prelados, que estais em seu lugar: vedes as calamidades universais e particulares da Igreja, vedes os destroços da Fé, vedes o descaimento da Religião, vedes o desprezo das Leis Divinas, vedes o abuso do costumes, vedes os pecados públicos, vedes os escândalos, vedes as simonias, vedes os sacrilégios, vedes a falta da doutrina sã, vedes a condenação e perda de tantas almas, dentro e fora da Cristandade? Ou o vedes ou não o vedes. Se o vedes, como não o remediais, e se o não remediais, como o vedes? Estais cegos. Ministros da República, da Justiça, da Guerra, do Estado, do Mar, da Terra: vedes as obrigações que se descarregam sobre vosso cuidado, vedes o peso que carrega sobre vossas consciências, vedes as desatenções do governo, vedes as injustiças, vedes os roubos, vedes os descaminhos, vedes os enredos, vedes as dilações, vedes os subornos, vedes as potências dos grandes e as vexações dos pequenos, vedes as lágrimas dos pobres, os clamores e gemidos de todos? Ou o vedes ou o não vedes. Se o vedes, como o não remediais? E se o não remediais, como o vedes? Estais cegos.

Padre António Vieira, in “Sermões”

…Continuo a acreditar (racional e emotivamente) na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), na Declaração Universal dos Direitos da Criança (1959) e na Constituição da República Portuguesa!

J.

P.S. Estas perguntas e as opiniões subjacentes às mesmas, não visam criar unanimidade!

3 thoughts on “Colaborações

  1. Gostei e partilho, mas seria bom que o colega que escreveu revisse o texto, nomeadamente, o parágrafo 7, a rasteira do infinitivo, que acontece frequentemente…, eu até que fazia esse erro , mas a minha irmã linguista está sempre atenta e já não me engano 🙂

    Gostar

  2. A democracia nas escolas não está doente…MORREU.
    Como pode o local de formação das futuras gerações ser uma DITADURA?
    Aliás o vergonhoso e salazarento tráfico de influências dos comissários políticos até envolve os adolescentes do CG.
    Estamos a ensinar a corrupção logo a jovens de 16anos.
    Perguntem-lhes…

    Gostar

  3. Angela Merkel: “Uma educadora de infância deve ser vacinada antes de mim”. Em Portugal vacinam aqueles que mentiram e ocultaram a disseminação da pandemia, os diretores, contribuído sem escrúpulos para muitos milhares de infetados e de mortes!!!!
    Inacreditável!
    Nota: já ninguém fala do traste grande-lider-dos-trastes, vacinado há dias atrás…
    Não há responsabilização?
    A impunidade dessa gentalha até já ultrapassa a dos políticos!!!!!!!!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.