Como Não Monitorizar O E@D

A situação que a seguir divulgo foi-me comunicada por um@ EE e não por um@ professor@ do agrupamento ou escola em causa. Tem como origem um inquérito feito pela Associação de Pais e EE, que enviou o link para responder a todos os seus contactos. Eu poderia “atirar-me” ao modo como o conteúdo está pensado (ainda comecei a sublinhar umas partes para comentar, mas desisti), mas vou-me ficar pela inépcia da forma como a coisa está construída.

Em primeiro lugar, qualquer pessoa com acesso ao link pode preencher, não existindo qualquer segurança relativa à identificação de quem responde, nem a quantas vezes responde. Em seguida, também nada na concepção do formulário impede que qualquer um@ responda a opções que não se aplicam ao seu educando. O que significa que basta uma pessoa (ou duas, ou três) com tempo e intenções duvidosas para os resultados do inquérito serem manipulados.

Se é assim que querem controlar o trabalho dos professores, para além de altamente contestável, é de uma incompetência notável.

Incluo o mail enviado aos EE, do qual retirei o link para o inquérito (transformei-o numa sucessão de imagens) porque se assim não fizesse qualquer visitante aqui do blogue poderia responder. A escola pertence a um agrupamento daquela velha cidade universitária com vista para o Mondego.

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica de […] solicita a divulgação da seguinte informação:

—————————————————-

Caros Pais e Encarregados de Educação,

Face à situação pandémica que vivemos e após decisão do Governo, iniciamos no passado dia 8 de fevereiro o ensino à distância (E@D).

Neste sentido, e por forma a proporcionarmos o melhor acompanhamento aos alunos da Escola Básica […], a APEE apela à vossa colaboração no preenchimento do seguinte inquérito relativo ao funcionamento do E@D:

(…)

Deste modo, poderemos aferir como está a decorrer o E@D nos vários anos de escolaridade da nossa escola, nomeadamente, quanto à gestão e organização do ensino em regime não presencial, por forma a verificar se existem grandes discrepâncias nas várias turmas da escola.

Gratos pela vossa colaboração.

Com os melhores cumprimentos,

A Direção da APEE

13 thoughts on “Como Não Monitorizar O E@D

  1. A ideia é transformar os EE em auxiliares de acção educativa com poderes reforçados no que toca ao controlo dos professores? É preciso dar a entender aos pais de modo tão ostensivo que a Direcção desconfia dos docentes em relação a quase tudo, desde o cuidado pedagógico ao cumprimento do horário?

    Gostar

      1. Também há inquéritos “anónimos”, enviados pelos diretores para avaliar o seu desempenho, que têm de ser enviados a partir do e-mail institucional e em que é obrigatório colocar o grupo de recrutamento a faixa etária, o tipo de colocação…
        É o resultado destes inquéritos que os diretores usam na própria avaliação!!!! Salazar, revisitado…
        Também podem ser identificados.

        Gostar

  2. …e as escolas que estão a enviar questionários “anónimos” a professores e encarregados de educação, onde é obrigatório colocar o e-mail, o grupo de recrutamento, e faixa etária, ou o ano de escolaridade e a turma do educando!!!
    As escolas, as escolas não, os diretores, estão numa deriva absolutamente salazarenta. Tudo a coberto até dos partidos que “enchem a boca” com a democracia!
    A ocultação dos surtos pandémicos nas escolas teve, mesmo, características norte-coreanas e contribuiu, criminosamente, para muitas mortes desnecessárias.

    Gostar

  3. Faço minhas as vossas palavras (não sei dizer melhor):

    “a Direcção desconfia dos docentes em relação a quase tudo, desde o cuidado pedagógico ao cumprimento do horário”.

    “E que tal um inquérito para monitorizar a qualidade do acompanhamento parental”.

    “estão a enviar questionários “anónimos” a professores e encarregados de educação, onde é obrigatório colocar…”.

    “A ocultação dos surtos pandémicos nas escolas teve, mesmo, características norte-coreanas e contribuiu, criminosamente, para muitas mortes desnecessárias”.

    “Tou-me a cag#### para essas monitorizações .
    É para o lado que durmo melhor”.

    Obrigado, colegas.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.