Isso É Mesmo A Sério Ou Continuamos Na Brincadeira?

Nos últimos cinco anos, os donos da verdade em Educação 8des)governaram a seu belo prazer, produziram perfis e referenciais, alongaram-se em monólogos de vaqueir@s, confiantes de que tinham o alfa e o ómega das soluções boas e certas, metodologicamente superiores e moralmente muito superiores a todos os que ousassem discordar de uma concepção mal pensada , mas fortemente ideologizada, do que seria a “Educação do século XXI”. Os mais prudentes desse nicho que se formou em torno do SE costa têm estado a voar baixinho e a tentar passar despercebidos, tamanha foi a demonstração dos seus equívocos e preconceitos, nascidos de leituras passadas que se queriam passar por “inovação”.

Mas parece que agora já acham que se deve passar a “dialogar e a alinhar estratégias convergentes na ação”, como escreve um dos elementos desse grupo, o director Fernando Elias, que ainda há pouco mais de um ano eu ouvi no Fórum Educação e Mudança a anunciar amanhãs que não cantaram a cantiga anunciada.

Se concordo que o tempo para repensar alguns aspectos da Educação já foi anteontem, também acho que muita gente esteve mesmo à espera até ao último momento possível, na expectativa de escapar ao exame da História e agora anda em busca de uma tábua de salvação que consiga minimizar o seu fracasso.

O problema é quando deparamos com aqueles parágrafos que nos comprovam que não aprenderam nada e apenas andam a tentar recauchutar a velha “gramática” da treta, vazia de conteúdo novo e pletórica dos mesmos chavões de sempre, escasseando acção coerente que não venha envolta em “planos”, “monitorizações” e na 73ª “mudança de paradigma”. Então a conversa da “maior colegialidade” por parte de quem quer o poder centralizado em si e só quer trabalho cooperativo para baixo, para quem obedecerá a ordens de forma colaborativa, é de uma hipocrisia tremenda.

2. Uma outra gramática escolar, a mudança de paradigma, o reforço de redes de apoio, uma maior colegialidade, o trabalho cooperativo e colaborativo, de geometria variável e intensiva, tarde ou cedo, vão eclodir, ganhando escala.

3. No desenvolvimento do exercício de autonomia e flexibilidade curricular, tenderá a aumentar o número de escolas com Planos de Inovação e Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário, como respostas à necessidade de se valorizar a ação educativa, tendo em vista o seu efeito mitigador das desigualdades socioeconómicas e a promoção de oportunidades de mobilidade social.

5 thoughts on “Isso É Mesmo A Sério Ou Continuamos Na Brincadeira?

  1. Na semana passada falei com um professor que tive numa Faculdade de Letras desta (des)ditosa pátria. Disse-me, entre outras coisas, que nas aulas deixou de pedir aos alunos que leiam textos em voz alta, por ser confrangedor ouvir alunos que não sabem ler…

    Gostar

    1. Mário Rodrigues

      É a ” inclusão”, porra! Esperavam o quê?
      Os professores da Faculdade têm uma solução : “implementar” umas “medidas” (universais, adicionais, etc ) e prontossss! Tá bonito…

      Gostar

  2. A qualidade geral dos alunos de Letras tem-se degradado muito…
    Para além de se ter convencionado que os bons alunos só devem ir para tecnologias ou para ciências, uma das muitas outras causas é que em muitas secundárias, depois de se terem sido criados subprodutos quase criminosos do ensino profissional, os miúdos com dificuldades que não são pré marginais são atirados para as Humanidades. Uma espécie de secundário de segunda.
    É o que há…

    Gostar

  3. A gramática deles atinge os fins:
    Estafar os professores;
    Aumentar o desprezo pelos mesmos;
    Vender uns livros;
    Vender umas formações;
    Empregar a família;
    Baixar a qualidade do ensino;
    Condenar à mediocridade;
    Mostrar serviço no aparelho.
    Parra, parra, parra

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.