In Memoriam – Luís Cruz Guerreiro (1962-2021)

O meu mais antigo amigo em exercício permanente, desenhador da BD O Deserto da Educação dos tempos do Umbigo e autor da minha caricatura de umbigo de fora no livro do blogue, morreu hoje, vítima de covid-19. Tinha 58 anos; era azulejista e, mais especificamente, paineleiro (no nosso dicionário particular) por gosto e vocação, com vasta obra, exposta por cá e no Brasil.

Bedéfilo inveterado, ficou marcada na fachada da sua oficina o nosso gosto comum, que em meados dos anos 70 nos fez romeiros à papelaria da “vila”, todas as 5ªs feiras, em busca do Mundo de Aventuras da semana. Numa das nossas últimas conversas, tinha-me oferecido algumas revistas trazidas do Festival de Angoulême, onde tinha ido finalmente, como uma espécie de peregrinação, sem a qual não poderia sentir a sua missão cumprida por aqui. Autor de uma infame BD inovadora, em azulejo, (Capitão Bacalhau) e de outra (Jerilío) que concebeu para papel e azulejo, estava hospitalizado há mais de um mês e passara do Hospital do Barreiro para o Garcia de Orta. no que eu já adivinhava ser uma mudança pouco auspiciosa.

Em sua honra, não vou alinhar ladaínhas muito adjectivadas, mas apenas dizer que esta é uma putavida e que há por aí uma cambada de gente que não merece o oxigénio que gasta, de tanta dúvida que vomita sobre tudo e nada, incluindo a vida e morte alheias. Com a morte do Paulo Gil há menos de quatro anos, já se foram dois dos três com que dava para partilhar a memória de tantas parvoíces de outros tempos. Acho que o outro já não está preso.

Gabba Gabba Hey!

9 thoughts on “In Memoriam – Luís Cruz Guerreiro (1962-2021)

  1. Pouco conheci o Luís – marido de Tina, sua companheira, admiradora e apoiadora incondicional – apenas em uma ocasião em que estive em Portugal, em 2017. Entretanto, foi o suficiente para perceber a figura singular. Fui à sua oficina, conheci sua arte no azulejo e quadrinhos e cantamos muito, ele profundo conhecedor da música popular portuguesa. Deixará muitas saudades, com certeza! Meus sentimentos a toda família, em especial, a minha amiga Tina .

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.