4ª Feira – Dia 38

O que lamento é que esta “autonomia”, este nível de liberdade dado às escolas em matéria tão sensível só aconteça numa situação de emergência, não ficando completamente afastada a sensação de que é uma estratégia do ministério para afastar de si qualquer responsabilidade pela resolução de uma situação complicada que ajudou pouco a minorar. Se as coisas correrem bem, foi uma óptima decisão; se correrem mal, foi porque “as escolas” não souberam usar bem tão generosa concessão de poder pela tutela. De qualquer das maneiras, na dúvida, prefiro ter mesmo algum grau de “autonomia”, mesmo que passageiro do que nenhum.

4 thoughts on “4ª Feira – Dia 38

  1. Autonomia e doitoramentos

    A vetusta universitas da cidade dos arcebispos, pela mão do não menos vetusto IC ( instituto da criançada) está a exercer em roda livre a sua autonomia : doutoramentos em-tudo-e -mais alguma-coisa. Até o Bom-Jesus do Monte anda escandalizado (dizem). E o do Benfica também.
    O nome das hilariantes “áreas científicas” que oferecem (literalmente) foram, muito a propósito, enfiadas naquele sítio ,ou seja , no site da “casa” . Podem consultar : desde coisices do senso comum, mais que sabidas, até à Matemática Elementar (!) passando por um colorido doutoramento em desenho e coisas assim para crianças de 5 anos. Mas há muito mais, de recorte incrivelmente elementar. Tudo é “doutoramento” !
    Ora vejam o “caderno de encargos”:

    1- A população que não quer morrer sem ser doutor é, maioritariamente, oriunda dos básicos níveis de ensino : equipada com formidáveis “licenciaturas” e pouca mestria para rabiscar uma simples acta.
    2 – Os professores (digamos assim) esses, trilharam na sua maioria um estupendo caminho: na origem professores primários; mais um Dese de fim de semana; um “doutoramento” da mesma laia e prontoss. Connsequentemente, são muito … flexíveis e inclusivos. E poços de saber.

    É o que dá a autonomia sem rei- nem – roque.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.