Sobre O Concurso De Professores

Discordo muito, mas mesmo muito, e não é opinião recente, do modo como foram abastardados anos a fio, até se tornarem uma espécie de criatura do doutor Frankenstein, cheias de coisas “extraordinárias” e vagas abertas com retrato, disfarçadas de concurso público. Lamento que os colegas contratados tenham percebido, da pior maneira, que quem afirmava defendê-los há um punhado de anos se tornou num dos seus algozes. A vida é assim, nada justa para a maioria, mas tem por vezes lugares à espera de quem dobra a mola e vende as convicções por trinta dinheiros e um gabinete.

Lamento também que só a quase a terminar o prazo surjam apelos ou ideias para tornar mais “justo” o que para mim só tem remédio se for reformulado de cima a baixo. Discordo, também há muito, daquela perspectiva que sendo o modelo mau, se deve fazer o possível por o “operacionalizar da melhor maneira possível”. Um garrote é um garrote. Uma guilhotina é uma guilhotina. Não deve ser melhorada, deve ser destruída. Pena ainda que exista quem só perceba isso quando lhe bate à porta ou o olhar finalmente vai na direcção certa. Cansei-me de coreografias e não apenas das mais óbvias, as de alguns sindicatos que apenas ajudam a amolecer a corda ou afiar melhor a lâmina. Também me fui cansando de algumas outras, de oportunismo mal dissimulado. Quando se tentam passar problemas pessoais por questões de interesse geral. Quando vejo passarões a levantar voo, mais do que ver onde pousam, gosto de esperar para ver onde fazem ninho.

7 thoughts on “Sobre O Concurso De Professores

  1. Muito bom, PG! 👍
    Ainda hoje deitei ao lixo o boletim informativo com a “ascensão (não é bem esse…) do dito cujo”. Ou serão ascensões? É que, depois de lá se entrar, é um ver se te avias!😈

    Gostar

  2. O conjunto de legislação que regula o concurso é uma manta de retalhos que entrelaça as mais diversas situações, as quais vão sendo acrescentadas ao ritmo de sentenças (processos despoletados quer por professores, quer pelo ME) e, o que hoje é verdade amanhã já não o é…
    Quais são as profissões, para além da dos professores, que são sujeitas a alterações, dos respetivos concursos, produzidas “ao minuto” ?

    Gostar

  3. O problema é o sistema.
    Também já tive lugar de “direção” numa multinacional, e quando tentei defender a minha equipa, os meus trabalhadores, pedindo melhores condições de trabalho, nomeadamente aumento salarial para eles, foi-me proposto um aumento salarial para mim, em troca de eu ficar calado. Dass que m3r1)@ de solução.
    E não adianta de nada reclamar.
    Por isso não o culpo. E o sistema. E partidos políticos anti sistema é o que é preciso . Chega!

    Gostar

    1. Anti-sistema, o chega?

      Leituras recomendadas:

      https://escolapt.wordpress.com/2021/03/18/ps-psd-cds-e-chega-rejeitam-mudancas-na-gestao-escolar/

      http://ladroesdebicicletas.blogspot.com/2020/09/desconstruir-os-mitos-do-chega-em-17_5.html?m=1

      Já agora, o senhor doutor, gestor de uma multinacional, dá aulas, é? E estava muito preocupado com os seus trabalhadores que produziam riqueza? E recebeu dinheiro para continuar no seu shitty job? Mas saiu porque não se vende? Saiu para ler David Graeber e, coerentemente, aderir ao Chega?

      Gostar

  4. De facto, chega!
    Já agora, extensivamente, existe mais democracia nas escolas do que no Chega ou do que este propõe?
    NÃO. Até acho que as eleições nesse partido ainda são mais democráticas!!!!!! As provas são fáceis de encontrar!!!
    Alguma “anagomes” deste país se importa?
    E já vivemos governados pelo “chega” há década e meia!

    Gostar

  5. O Israel é o exemplo da estratificação social: os contestatários que estando em baixo, anseiam por chegar lá acima e fazer o mesmo daqueles que contestavam.
    Mas teve o mérito de permitir a muitos contratados entrar no quadro pela norma-travão e ‘ultrapassarem’ nos escalões muitos outros que lá estavam há muitos anos. Portanto, ainda houve malta que foi beneficiada.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.