Para Que Conste…

… tenho 56 anos, sou professor, pertenço a um dos grupos de risco da lista inicial, e vou recomeçar as aulas na 2ª feira sem ser testado (parece que será dia 8), com aqueles testes que podem dar não/sim/talvez), nem vacinado.

Por isso me custa que alguém razoável e racional como o António Araújo escreva o que adiante transcrevo, mesmo sabendo-se que menos de 2% dos professores em exercício têm menos de 30 anos e que no 1º ciclo (aqueles que já foram em parte vacinados, com direito a televisionamento) são menos de 1%.

Há dias, com a conivência de um país inteiro, vimos professores sorridentes, com 20 ou 30 aninhos, a esticarem os braços para as picas milagrosas, e ninguém se questiona, ninguém se indigna, ninguém interpela as autoridades máximas da nação sobre como é possível, como é moral e humanamente admissível que jovens sem risco algum estejam alegremente a tirar o lugar aos mais indefesos, aos mais carentes. As vacinas e os recursos mobilizados para vacinar professores por atacado poderiam servir para salvar muitas vidas – cálculo que não foi feito, de todo, até porque ninguém o reclamou. O que ocorreu em Portugal no passado fim-de-semana foi uma gigantesca operação de eutanásia cívica e moral, reveladora do mais profundo desprezo pela vida humana e pela sorte dos mais idosos. Não duvidem: a História registará tudo isto, este momento ignóbil. Mas, por ora, poucos ladraram, ou sequer uivaram. Os cães seriam incapazes de tamanha maldade.

(já agora… eu é mais gatos… de quem muita gente, infelizmente, não gosta, por não os entender)

22 thoughts on “Para Que Conste…

  1. Não se estaria a referir aos professores das AEC, que têm uma diferença etária significativa dos professores do 1º CEB e da Pré-Escola, sendo muitos sub 30 e a quase totalidade sub 40?

    Gostar

  2. Eu ofereço-lhe a minha pica AstraZeneca e o meu teste de violação do nariz, depois de estar 2 meses confinado.

    Aliás nem vou gastar um nem outro, logo de certeza que lhe irá ter a um velhinho.

    Gostar

  3. Esse escriba nem merece um comentário!
    Desejo-lhe apenas que não veja ninguém da sua família ser infetado com alguém vindo das escolas…

    Gostar

  4. A razoabilidade e a racionalidade diluem-se nos uivos da bondosa matilha que o cronista íntegra. Há, contudo, indícios desses dois belos traços quando se refere à vacinação por atacado dos professores ( leia-se que nada o move contra os professores). Iguais cuidados são descurados na referência aos profissionais de saúde dos quais só morreram dezanove. Não percebo o motivo que o levou a calar-se perante a vacinação por atacado dos ditos cujos.

    Gostar

      1. estes: “ao fim de três meses de vacinação, só 33% dos idosos com mais de 80 anos receberam a vacinação completa e cerca de 24% não receberam ainda qualquer dose; na faixa etária dos 65-79 anos, só 3% têm a vacinação completa.”
        Nota – tenho 52 anos e não pertenço a nenhum grupo de risco… (pelo que sei da minha condição de saúde…)

        Gostar

  5. Estes: “ao fim de três meses de vacinação, só 33% dos idosos com mais de 80 anos receberam a vacinação completa e cerca de 24% não receberam ainda qualquer dose; na faixa etária dos 65-79 anos, só 3% têm a vacinação completa. “

    Gostar

      1. Nisso estou de acordo. Nisso o António Araújo entrou na senda da vulgata pop sobre professores. Viu resmas de professores teens a serem vacinados.
        Contudo, a minha concordância com o António Araújo está nos pontos que referi… no facto de haver pessoas que não estão a ser vacinadas e que têm mais risco, seja pela sua condição de saúde, seja pela sua idade.

        Gostar

    1. 600 mortes de pessoas com menos de 59 anos, portanto, jovens e relativamente jovens, uma minudência….! Por favor, ou por amor da santa…..! Eu concordo com o coordenador da task force, nesta fase deve ser por idades sim. Mas a prioridade aos profissionais de saúde e maiores de 80 e maiores de 55 com risco acrescido foi uma boa medida e deveria ter abrangido já todos esses que referi, parece não ser o caso. Por outro lado, ainda não vacinaram todos os profissionais de saúde. Houve aí um comentário a respeito de terem morrido “só” 19 profissionais de saúde . Calculo que já tenham morrido mais profs. Tenham dó!!!!!!!!!!!!!!!!!! Eu se calhar ainda estou a mandar gasolina para a fogueira, mas não é minha intenção, estou abismada com alguns comentários. Acrescento que ninguém ladrou ou miou, ou urrou, ou mugiu…. por ser a astrazeneca que estava a ser admninistrada… e quanto a isto também estamos conversados , o que por aí vai nas redes sociais é de bradar aos céus, tanta a estupidez, as conclusões apressadas, o pensamento mágico. Eu vou ser vacinada quando chegar a minha vez e nem quero saber qual é a marca, levo a que tiverem, se elas, as vacinas chegaram cá foi por terem sido aprovadas, e se tiver lá um chip para saberem o que ando a fazer (até isto andou a correr…) não me importo, desde que me proteja contra o covid 2…:-)

      Gostar

  6. Imagine que nas escolas e empresas existia distanciamento físico a serio, ventilação eficaz, máscaras FFp2 diárias, transportes públicos e cantinas desanuviadas nos horários e ocupacao, horários desfasados, etc… Aaaa e investimento num medicamento profilático , tudo seria ótimo para pessoAs abaixo dos 59 anos…

    Vacinas…bem com a sua escassez, sou obrigado a concordar que a sua administração se faça prioritariamente acima dos 60 anos.

    Gostar

  7. Aliás a tal que querem dar aos professores até se recomenda agora para pessoas acima dos 60 anos. Países mais desenvolvidos assim o requerem.

    Testes para inglês ver, tb dispenso.

    Se fosse testes semanais de saliva em todos os atores, com respectivo rastreamento aí sim a coisa tornava-se verdadeira.

    Agora testes só para mostrar nos jornais de pessoas que estiveram 2 meses fechadas e ainda por cima só de ano a ano, dispenso a minha narina a tal violação.

    Gostar

  8. Pretor… tive um “resíduo” muito próximo.
    Como respondi em privado ao AA, o problema não é o dos professores por si mesmos, mas o papel de hb que acabam por desempenhar nas suas interacções diárias.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.