Ainda As Aprendizagens Alegadamente “Perdidas”

Alguém me consegue demonstrar que aquilo que o Iavé diagnosticou de forma tão canhestra não acontece já, normalmente, em virtude da atomização e abastardamento do currículo do Ensino Básico às mãos de uma clique de gente cujo pensamento parou nas sebentas pseudo-críticas dos anos 90 do século passado?

Tema a desenvolver, em diferentes “plataformas”. nos próximos dias. Porque acho que tudo isto me cheira a oportunismo e, as palavras são para serem usadas, fraude.

6 thoughts on “Ainda As Aprendizagens Alegadamente “Perdidas”

  1. Ainda hoje pedi aos colegas para ponderarem até que ponto se está a deitar fora tudo o que andamos a fazer no dia a dia.
    Ou seja, cuidado com o que vamos fazer e dizer, pois paraece que estamos a reforçar que nada até agora foi feito, vincando a ideia que passsa na TV. Então na sala de aula não estamos a rever matéria e a reforçar enquanto tentamos desenvolver as aprendizagens ? E as avaliações em teste escrito e ou oralidade não começam já esta semana? E as respostas que as escolas têm já implementadas e continuam a fazer-se semanalmente, como apoios, apoios específicos, apoios disciplinares e do ensino especial e ainda tutorias e acompanhamentos, não contam para nada?
    É que nos departamentos mandam grelhas e mais grelhas de planificação e afins para dizermos obrigatoriamente o que é necessário recuperar…mas andamos a brincar?
    Deixem-se ir pela conversa, deixem…

    Gostar

  2. No meu Departamento – Ciências Humanas e Sociais – não temos aprendizagens a recuperar. Não andamos a brincar ao faz de conta que ensinamos, todos restes meses. Os professores ensinaram e os alunos aprenderam, tal como sempre aconteceu, uns melhor do que outros.

    Liked by 2 people

  3. Os alunos sabem tão pouco agora, como saberiam se as aulas presenciais não tivessem sido interrompidas.
    Acredito que para muitos miúdos as condições de trabalho em casa não sejam tão propícias como são na escola, mas quem pensa que eles se fartam de trabalhar na escola também anda bem enganado.
    O IAVE teve os resultados que pretendia para o que quer que seja a intenção deles para o que aí vem.

    Liked by 1 person

  4. Há muita aprendizagem a recuperar porque a Juventude Socialista foi sempre uma péssima escol(h)a. Na altura, bem foram avisados. Agora é fugir para a frente.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.