Alguém me consegue demonstrar que aquilo que o Iavé diagnosticou de forma tão canhestra não acontece já, normalmente, em virtude da atomização e abastardamento do currículo do Ensino Básico às mãos de uma clique de gente cujo pensamento parou nas sebentas pseudo-críticas dos anos 90 do século passado?
Tema a desenvolver, em diferentes “plataformas”. nos próximos dias. Porque acho que tudo isto me cheira a oportunismo e, as palavras são para serem usadas, fraude.
Ainda hoje pedi aos colegas para ponderarem até que ponto se está a deitar fora tudo o que andamos a fazer no dia a dia.
Ou seja, cuidado com o que vamos fazer e dizer, pois paraece que estamos a reforçar que nada até agora foi feito, vincando a ideia que passsa na TV. Então na sala de aula não estamos a rever matéria e a reforçar enquanto tentamos desenvolver as aprendizagens ? E as avaliações em teste escrito e ou oralidade não começam já esta semana? E as respostas que as escolas têm já implementadas e continuam a fazer-se semanalmente, como apoios, apoios específicos, apoios disciplinares e do ensino especial e ainda tutorias e acompanhamentos, não contam para nada?
É que nos departamentos mandam grelhas e mais grelhas de planificação e afins para dizermos obrigatoriamente o que é necessário recuperar…mas andamos a brincar?
Deixem-se ir pela conversa, deixem…
GostarGostar
No meu Departamento – Ciências Humanas e Sociais – não temos aprendizagens a recuperar. Não andamos a brincar ao faz de conta que ensinamos, todos restes meses. Os professores ensinaram e os alunos aprenderam, tal como sempre aconteceu, uns melhor do que outros.
GostarLiked by 2 people
Os alunos sabem tão pouco agora, como saberiam se as aulas presenciais não tivessem sido interrompidas.
Acredito que para muitos miúdos as condições de trabalho em casa não sejam tão propícias como são na escola, mas quem pensa que eles se fartam de trabalhar na escola também anda bem enganado.
O IAVE teve os resultados que pretendia para o que quer que seja a intenção deles para o que aí vem.
GostarLiked by 1 person
Republicou isto em Primeiro Ciclo.
GostarGostar
É a tentativa de apagar as nódoas do passado recente: a fraude do algodão.
GostarGostar
Há muita aprendizagem a recuperar porque a Juventude Socialista foi sempre uma péssima escol(h)a. Na altura, bem foram avisados. Agora é fugir para a frente.
GostarGostar