3ª Feira

Uma outra tendência é a de considerar que, para além de prolongar o ano lectivo, se devem ter as escolas abertas no Verão, de novo com o pretexto das tais aprendizagens “perdidas”, que ninguém ainda me demonstrou que o foram por causa dos efeitos da pandemia e não um efeito natural da desorganização e atomização que passou a caracterizar o currículo do Ensino Básico, com o aumento do número de disciplinas e áreas disciplinares e a redução de alguns programas disciplinares a esqueletos para arranjar tempo para áreas criadas a gosto desta ou aquela clique próxima do poder.

10 thoughts on “3ª Feira

  1. a ajudar à festa também temos ex-ministros a falar das “escolas abertas” no Verão. Seja porque ” este ano a maioria das famílias não terá férias” (MLF) ou porque é necessário não “haver mais perdas nas aprendizagens” (MG). Eu arranjaria outro argumento..como há eleições é necessário dar ao povo aquilo que ele gosta…esbanjar dinheiro do PRR…(para os “amigos”)

    Gostar

  2. Uma boa reflexão, Paulo, com a qual concordo totalmente. Que drama, que choque, que horror esta coisa das “aprendizagens perdidas”!
    Ao que parece, já há escolas a programarem “escolas de Verão”, ou “campus de Verão”.
    Muito conveniente esta estratégia….o que está por detrás dela?

    Gostar

      1. Não existe qualquer post das ordens.
        Há pessoas que têm dias bons e dias em que se esquecem que têm a chave de acesso às edições digitais do Expresso, mas há zecos que não.

        Que saudades de escrever aqui, não é?
        Não será melhor voltar para outros poisos?
        Eu acho que sim.

        Liked by 1 person

  3. Se a escola deve ser a tempo inteiro urge matricular nela, talvez recuperarando as Novas Oportunidades, uma geração que depois de ter feito asneira não quer sair de cena sem repetir a dose.
    De bibinho e tudo!

    Gostar

  4. Perante teste atentado ao sagrado direito a ter férias dos petizes, o que faz a Greta? Porque não se insurge? Quem defenderá os direitos das crianças? Para que serviu tanta preocupação com o clima se agora não puderem aproveitar o merecido verão?

    Gostar

    1. Se aproveitarem os fins de semana talvez se consiga salvar o agosto, lol.

      Força, GERINGONÇA!

      Mesmo sem a ditadura do proletariado, conseguiram um país de mansos, lol.

      Gostar

  5. Aprendizagens perdidas – equiparações

    A Rosalina, irmã da dona Laura, detesta ouvir falar das “aprendizagens perdidas. E explica. :”Perdidas? Porra! A canalha aprendeu mais do que estar de rabo sentado nas carteiras do #EstudoNaVenda : aprenderam Português vernáculo com a desbocada da Joaquina; aprenderam Matemática contando o número de ovelhas do rebanho do Zé Labriga – método: contaram as pernas e dividiram por 4; a Inglês, aprenderam com os turistas camones o nome dos jogadores do Manchester ; aprenderam Religião e Moral ajudando o cura nas missas de domingo” .
    Por isso, prossegue, ” não é favor nenhum darem-lhe as equivalências ou equiparações . Com menos, muitos chaparros andam por aí armados em doutores e engenheiros… “

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.