Dia Da Língua?

Estes dias servem para se dizerem umas coisas cheias de aparentes boas intenções, mas zero consequências. O ensino do Português foi tomado de assalto há anos por duas claques muito aguerridas que o tornaram (desde a tentativa semi-falhada da TLEBS, agora retomada de modo mal disfarçado) um campo para o exercício de virtuosismos linguísticos e para a depilação ortográfica. O PNL é um sucesso como negócio para alguns interesses, mas pouco mais, porque o carimbo aparece mais do que os das promoções dos supermercados. O ME transformou tudo numa espécie de esqueleto a que chama “aprendizagens essenciais” e depois lamenta-se que a miudagem não gosta de ler.

Não gosta de ler?

Gostam de ler e não é pouco, só que é na base das mensagens com a reprodução fonológica do que seriam palavras e muitos emojis pelo meio. E ouviram dizer que os livros é para professores velhos, em especial se forem apenas com letras. Que agora é tudo no ecrã, porque é assim que se está bem.

E depois, há sempre aquela relação complicada do ministro Tiago com a língua ou a relação muito distorcida do secretário Costa com o significado das palavras que, na maioria dos casos, aprendi que queriam dizer coisas muito diferentes do que ele e os seus cortesãos dão a entender que significam. O significante e o significado têm uma relação algo desfocada. Eu ouço-os a falar, mas não entendo a ligação entre os sons que produzem (e têm toda a aparência de palavras reconhecíveis) com aquilo que eles parecem querer dizer na realidade.

2 thoughts on “Dia Da Língua?

  1. Mas estes tipos querem lá saber da educação, da língua, do futuro das gerações! Eles querem é uns cargos políticos porque na realidade pouco ou nada sabem fazer. É uma triste constatação.
    Aqueles que não percebem os limites das suas capacidades e vivências nunca deveriam ser políticos. Infelizmente, um pouco por todo lado, só a entendem como promoção pessoal e acesso ao poder descredibilizando-a por não assumirem por actos a responsabilidade que ela pressupõe.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.