Isto É Um “Suponhamos”, Claro!

Transcrevo parte de uma troca de mensagens com um colega que só gostaria de saber se é verdade ou mera fantasia aquilo que lhe constou. Só pode…

Constou-me que o ministério da educação está a dar ordem às escolas para gastar as verbas deste ano do desporto escolar em marcadores eletrónicos portáteis e numa coluna de som com 2 microfones. Será verdade? Constou-me também que se tem de enviar para o gabinete coordenador de fotografia do material adquirido. Esta é que deve ser boato, com certeza.

Se o for, assim é porque é uma prioridade a atividade física desportiva dos alunos neste período pós pandemia em todas as escolas. Que tristeza, gastar o dinheiro em anéis quando quase não se têm dedos (acho eu, mas devo ser só eu).

Duas questões estão subjacentes: Uma, a autonomia das escolas foi mandada às urtigas. Ou querem isto ou não querem nada. Outra, sendo a prioridade apontada por organismos nacionais e internacionais representativos da especialidade (atividades físicas e saúde) a melhoria da capacidade aeróbica e a perda de peso em alguns casos (decorrentes da imobilidade física vivida no confinamento) pensei (mal pelos vistos) que o investimento na criação de clubes de saúde e eventuais equipamentos de ginásio seriam prioritários. Acho até que o mais fácil seria o envio de fotos da coisa.

4 thoughts on “Isto É Um “Suponhamos”, Claro!

  1. sim, é verdade, tirando as ironias. as verbas de desporto escolar saem dos dinheiros das apostas (totolotos e afins) não saem do orçamento de estado.

    Gostar

    1. Essa é uma questão lateral ao que aqui se escreve. Se vem do totoloto ou do orçamento, é irrelevante. Não se está a discutir a quantia ou o seu peso, mas a sua aplicação me a falta de liberdade das escolas para o fazer.

      Andar sempre a dizer que é por por conta do do totoloto ou das raspadinhas que se gasta dinheiro no DE é fraco argumento.

      Gostar

  2. É verdade e muito triste. O preenchimento do ficheiro em excel, à boa maneira burocrática, com caras tristes a vermelho e que passam a caras verdes alegres quando a linha se encontra totalmente preenchida é uma vergonha. Cada dia que passa mais os professores são tratados como mentecaptos. Só depois de preenchidas as prioridades definidas (de 1 a 4) por quem nada conhece da escola é que só se pode passar para os materiais que realmente seriam necessários. O problema é que chegado aí os 1.350 euros já se esgotaram. O que poderá interessar se o dinheiro vem dos 75% dos jogos ou dos outros 25% do OE? É mal gasto.

    Gostar

  3. Na generalidade não é mal gasto pq da se mt uso ao material..milhares de putos nunca praticariam atividades que fora da escola nunca fariam…surf, multiatividades, vela,canoagem e por aí fora…cá fora querem jogar futebol futsal..tem de pagar pq nem as futeboladas de rua já existem…é perfeito o que estão a pedir? Não. A minha escola vai usar a verba para um equipamento futsal, 50 camisolas técnicas, que todos os alunos poderão usar quando representarem a escola e não apenas os de desporto escolar, a coluna de som será usada pela escola, incluindo outras disciplinas que pontualmente precisem…o único absurdo é comprar um marcador eletrônico quando não temos onde o ligar, e aí estamos a bater para não o comprar.quanto as verbas, se tivessem mm de vir do OE..nao haveria nada.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.