Domingo

Os professores não devem declarar-se cansados sob risco de serem logo lembrados que se estão assim tão mal é porque estão velhos e devem dar lugar aos mais novos (quais? os que se afastaram da docência na última década?), que se calhar são uns preguiçosos sem vocação que só dão aulas porque não sabem fazer outra coisa (acusação sempre ali debaixo da pele para diversos cronistas com poiso certo na comunicação social) e que deveriam era pensar em tanta gente que tem muito menos e não se queixa (argumento nuclear da tese do nivelamento pela mediocridade das aspirações da maioria).

10 thoughts on “Domingo

  1. …’ se a inveja fosse tinha muita gente era tinhosa .”…
    Não há nenhuma pachorra para aturar ou dialogar contra quem faz este tipo de afirmações.

    Gostar

  2. A verdade é que esta é uma Profissão de Desgaste Rápido (PDR) e ninguém o diz com clareza.
    PDR+PDI=💣
    Os professores passam horas intensas de solicitação permanente com 30 alunos, mudando de nível e de turma a cada 90 minutos. Isto desde as 8 às 18 com intervalecos de 5 ou 10 minutos pelo meio ouvindo gritos e vendo empurrões nos cotredores. Junta-se a burocracia toda, mais o trabalho de casa que é descomunal em disciplinas como Matemática, Português, Filosofia, Ciências…Não há fins de semana porque é preciso corrigir, preparar, alinhar PCTs, PIAs, PTTs, PAAs, relatórios e mais relatórios, contactos e reuniões com encarregados de educação… Ainda há que fazer atualização científica e cumprir as horas de formação obrigatórias que são lavagem cerebral eduquesa para ser de borla. Como se isso não bastasse as políticas educativas pseudo-inovadoras sempre a sofrer mutações como o SARs, legislação sempre a sair…
    Os professores são o saco de boxe de alunos, pais, diretores, funcionários, jornalistas, psicólogos, políticos e de todo o bicho careto!

    Liked by 2 people

  3. Falta tanta mas tanta coisa!

    Vou ser muito honesta, ando farta de toda esta encenação, porque o que temos hoje nem sem bem o que é , temos escolas ou feudos? Diretor e seus kapos mandam, e todos obedecem . Se questionas estás tramado/a, As reuniões de grupo de recrutamento não servem absolutamente para nada. Está tudo decidido….As malditas grelhas que já não as posso ver; ter aulas à mesma hora, saída às 15:20 do pavilhão A da turma X… e entrada no pavilhão F às 15:20 com a turma Y, Eu não consigo estar às mesmas horas em sítios diferentes, e como tive o azar de ter um diretor a fazer -me perseguição. Esperava descaradamente à porta das salas para controlar as saídas e entradas.. deste coisa aberrante de termos aulas à mesma hora em salas longe umas das outras, Alguém questiona?
    Formações e formações depois no final de um dia de trabalho ( Não participei em nenhuma), Este ano já contei mais de 16 na escola onde estou… Não estou a lamentar-me , apenas a descrever o absurdo em que escola se transformou, As famosas DACS, os milhares de milhões de projetos que os professores têm de promover para os alunos para a escola a comunidade…..blá blá blá blá Eu quando tenho de faltar , falto,,,estou com 54 anos, na meia idade, (na menopausa) no quarto escalão que vou para a lista de espera não sei quanto tempo e se mudar algum dia será para ganhar uns míseros euros que vão todos para os impostos no IRS. Eu reclamo, mas já desisti a carneirada aceita tudo e ainda complica mais pois tem que mostrar trabalho aos diretores, essas almas que trabalham tanto e ainda se queixam , então porque foram para lá….Temos tb o pai da nação a associação dos diretores, o presidente dos diretores, secretários adjuntos e os sub adjuntos e os sub sub sub adjuntos, mais os coordenadores e subcoordenadores e mais os sub e sub coordenadores e mais os professsores bibliotecários e seus adjuntos, nada contra, pelo contrário,
    Assim, gostaria de ter pelo menos o homem da coca cola às 4:30 da tarde, ou aqueles lindos rapazes do Great Scotsh No rules, a trazerem um café num intervalo merecido, aos colegas homens têm muito por onde escolher , a rapariga da bilha,; nos anos idos oitenta a rapariga do Martini, Christie Brinkley,, e outras mais jovens , porque para o Moedas a Mónica Bellucci já está velhota (tomara ele ghegar aos acalcanhares dela!!!!)ou menos uns intervalos merecidos. No final do ano letivo, férias que não fossem no mês de Agosto. Penso que estes meus desejos, pelo menos me ajudariam a chegar perto da reforma, porque vou bater a bota de certeza antes de lá chegar. Aqui fica um testemunho parvo de uma professora, mas se o passa nas escolas chega ao ponto da insanidade mental, também tenho direito aos meus desvarios.
    Um abraço aos poucos que ainda têm coragem de dizer não.

    Liked by 1 person

    1. Critiina, como a compreendo…”Passei” por uma escola parecida com a que refere…Cheia de projetos e atividades e blablabla…Fiz frente à bruxa e passou a andar no meu encalce …Força e quando puder saia dessa escola…

      Gostar

  4. Porque mentir é feio (embora a verdade doa): o cansaço instalou-se no meu corpo e na minha mente. São horas sem fim, porque há muito deixei de contabilizar as horas que preciso para realizar todo o trabalho que a escola me “exige”. Mas, apesar de tudo não falto, apesar de haver vozes altivas a afirmar que os “professores faltam porque sim e porque não”. A resiliência tem bastado, porque apesar de tudo, faço o que gosto. E venha quem vier, dizer que estamos envelhecidos, ainda damos conta do recado. Afinal, na sua maioria, foi a tal geração envelhecida que consegui responder às exigências do Ensino digital, presencial e misto …

    Gostar

  5. Será desta que os professores deixarão de fazer trabalho de secretaria?
    O ministro anunciou a entrada de milhares de funcionários para as escolas. Começa a notar-se, não sei se por intermédio da cunha autárquica…mas vai-se notando. Sendo assim é este ano que finalmente os professores vão deixar de executar tarefas que não são de competência pedagógica!
    Tal com antes de 2005, vão deixar de fazer matrículas, de enviar correspondência relativa a excesso de faltas dos alunos, deixar de enviar as convocatórias para reunir com os encarregados de educação, deixar de organizar e limpar os processos individuais dos alunos, deixar de inscrever os alunos nos exames, deixar de arquivar os relatórios técnico-pedagógicos?

    Gostar

  6. Eu gosto do anúncio “da rapariga da bilha” e com a colega Cristina G.
    Temos de ensinar as “cidadanias” em escolas não democráticas.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.