3ª Feira

Claro que podemos estar apenas a falar da divisão do ano em semestres, com dois momentos (teóricos) reservados à avaliação formal e não com os três períodos tradicionais, mas é bom que se perceba que a organização em semestres tem tido outra aplicação, que é a salamização de disciplinas como a História, Geografia ou mesmo as Ciências e a Educação Visual.

6 thoughts on “3ª Feira

  1. Mesmo sem semestralização de disciplinas, a divisão do ano letivo em semestres tem várias desvantagens (e nenhuma vantagem):
    – O número de instrumentos de avaliação é decisão que não depende do tipo de “divisão” do ano letivo;
    – O facto de só haver duas avaliações “finais”, deixa os alunos e os encarregados de educação sem terem noção da evolução do seu desempenho, criando longas fases de… “deixa andar”;
    – As interrupções de Natal e da Páscoa, para os alunos responsáveis, deixam de ser férias e passam a ser semanas de trabalho para os instrumentos de avaliação da primeira quinzena de janeiro.
    – Aquelas duas semanas seguintes às interrupções de Natal e da Páscoa deixam de ser fases de alguma serenidade, reinício, retoma, “remotivação”… após um devido, merecido e necessário descanso (coitados dos alunos e dos professores responsáveis).

    Gostar

    1. Ou seja,

      a divisão em três períodos é muito mais natural. O calendário é evidência disso mesmo. O Natal, a Páscoa e as “férias grandes” marcam o normal respirar do ano letivo:

      – um primeiro período de arranque, adaptação e já de velocidade de cruzeiro e… avaliação;
      – duas semanas de vida para além da escola;
      – um segundo período de maturação, geralmente intenso, rematado com nova e fundamental avaliação;
      – duas novas semanas de vida para além da escola, de repouso e de renovação de forças;
      – um terceiro período, mais curto e de consolidação/confirmação das competências desenvolvidas, rematado com a avaliação final.

      Por que razão querem asfixiar o ano letivo?

      Gostar

  2. Penso que será melhor dividi-lo em pré-confinamento e pós-confinamento, sendo a duração de cada um variável consoante a evolução da doença, pois a vácina parece que só atenua a coisa.
    E quanto ao resto, pouco mais a dizer. Era espectável que o professor que foi contratado para animar as hostes viesse, com o passar do tempo, a levar-se demasiado a sério. Ainda havemos de o ver com um chapéu de Napoleão em périplos vários. Atualmente ocupa-se de apostar garrafas de vinho com outras altas individualidades da Europa. Convinha que o ministro das finanças esclarecesse quem paga a garrafa. Será também o fundo de resolução?

    Gostar

  3. o pessoal adora ser moderno …imitar os outros países nas praticas e nos sistemas, mas mais tarde apercebe-se que afinal o país é diferente

    quando se dividiu em três períodos o ensino básico/secundário e se deu ferias no natal , carnaval , pascoa e verão de 3 meses olhou-se para um país de clima quente do sul da europa, onde nao há diferenças entre regiões (nao existe regionalização) e onde os empregos dos pais seriam minimamente contemplados neste planeamento

    2 semestres satura alunos e professores em trabalhos burocráticos onde o único objetivo é “trabalhar para o papel”

    Gostar

  4. Qual períodos, qual quê !!?

    Diz a dona Rosa , eterna directora do ” Ajuntamento de Escolas de Traseiras” : ” … aqui, o ano lectivo passará a ter apenas um período.Um !” E com a sua proverbial veia de mandona , esclarece o eleitorado: “As interrupções serão incertas , ficando por conta do termómetro : acima dos 30º confinamos ; abaixo de 0º voltamos a confinar ” .

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.