Quem Fez A Prova De Aferição (Amostral) De Português Leu As Canónicas “Aprendizagens Essenciais” Da Disciplina?

Parece que não a avaliar pela questão 14, que “mobiliza” conhecimentos que não estão previstos, nem para o 5º, nem para o 6º ano da disciplina de Português. Nem sequer nas “metas” de 2015 ou no programa da disciplina se prevê a abordagem do grau dos advérbios, mas apenas a identificação de algumas das suas subclasses. por acaso, foi a matéria da semana passada com as minhas turmas de 5º ano.

É apenas um exercício de uma questão? Sim, mas revela desleixo ou coisa pior e ajuda a perceber que se identifiquem aprendizagens por realizar, até porque os alunos tenderão a não assinalar a opção de que nunca ouviram falar. Provavelmente, a prova terá sido feita ou revista por quem não lecciona 2º ciclo e sentiu necessidade de homenagear a classe de palavras que o senhor secretário linguista tanto admira.

Com tanto por onde escolher, escolhe-se logo isto? Fora outras coisas, dando para perceber o “objectivo”. Eu confesso que depois de fazer o “meu” teste para a semana, hei-de aplicar esta prova aos meus alunos para ver como se safariam, sem lhes dar quaisquer instruções ou “treino”, como diz o outro.

(há “acasos” do caraças…)

One thought on “Quem Fez A Prova De Aferição (Amostral) De Português Leu As Canónicas “Aprendizagens Essenciais” Da Disciplina?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.