A Sério?

Porque será que isto não me espanta? Embora este tipo de análise só seja possível em investigações independentes, porque se for um grupo criado a dedo pelo SE Costa dirá que foi tudo melhor, mas muito melhor, porque passaram quase toda a gente, com base em muitos registos, relatórios e monitorizações. E depois vem o CNE validar tudo, mais uns “especialistas” e ex-governantes, desde que lhes encomendem qualquer coisa por fora, de preferência a nível local, a coberto do programa coiso e tal.

Está em desenvolvimento uma enorme fraude, que não é nova, apenas aumentou a escala da falta de decoro em tudo isto. Dizem que estão a rever o programa, mas a avaliar por medidas recentes, será para piorar ainda mais o que já é uma rebaldaria completa. Porque é uma rebaldaria? Há vários factores, mas digamos que o mais constante é o do que considero uma enorme pressão hierárquica para produzir sucesso. Se há boas práticas e bons exemplos? Claro… mas serão a regra em relação à flexibilidade costistas?

Resultados internos e nos exames nacionais em escolas TEIP estão cada vez mais longe dos das restantes, aponta um trabalho pioneiro de um investigador da Universidade do Porto.

5 thoughts on “A Sério?

  1. Coitado de mim.
    ( após centenas de reuniões da treta ,com temáticas da treta e colegas que queriam apenas assegurar horário por uns anos ) fui logo o escolhido e eleito como DT para o início da primeira experiência de escola TEIP.
    Horrível experiência.
    Mas sempre que falava ” “obrigado a falar … os meus pares aplaudiam sem parar.
    Tudo uma grande mentira.
    E eu ? Nada podia fazer…
    Tristeza.

    Gostar

  2. Não era preciso nenhum estudo para constatar o óbvio. Era só perguntar aos professores que estão no ativo. E há gente que vai fazendo currículo no superior com estes estudos da treta. É o (des)nível da investigação deste país, também da treta,

    Gostar

  3. No meio deste ” filme ” fui assistir a uma ” aula ” dada por um promotor \ especialista que programava tudo na 5 Out.
    Resultado ? Bagunça total.
    Gozado à grande pelos 11 alunos da turma. Bagunçada total. Nem conseguiu acabar a ” aula “.
    Muito triste todo o meu relato.

    Gostar

  4. E se for ao contrário? Se este estudo independente(?) tiver como propósito justificar a mudança que o ministério está a pensar fazer a este programa TEIP? A investigação vem do mesmo lugar de outras figuras afectas a este ministério…! E para não variar o estudo conclui que as escolas TEIP não inovaram nas estratégias porque têm professores velhos! Dá também a entender que com o TEIP as escolas recebem muitos recursos, tais como 2 professores em sala de aula mas esquece-se de dizer que isso é só para a Matemática ou Português. As escolas TEIP não têm assim tanta liberdade para contratar/colocar mais professores, pelo contrário o crédito horário é sempre apertado! O que têm isso sim, são os famosos “peritos externos” (pessoal da universidade) que supervisionam e vêm impor planos de melhoria por metas e que as escolas têm de fazer tudo para cumprir! Sinceramente não me parece que pelo menos ao nível do ensino básico a pressão para os bons resultados seja maior nestas escolas do que nas escolas não TEIP. O que é diferente sim, é que as TEIP têm sempre que fazer inúmeros relatórios para enviar ao ministério e que a sua autonomia é pouca.

    Gostar

  5. Autonomia nas mãos deste sistema de gestão escolar é um tiro no pé.
    Mesmo sem autonomia ocorrem arbitrariedades, ilegalidades e amiguismos que só desmotivam criam mau ambiente e nos fazem descer aos “patamares cívicos” do 3° mundo.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.