Este post destina-se a publicar uma espécie de “guia” da avaliação do desempenho docente que foi apresentado a director@s e presidentes de Conselho Geral em meados de Junho. A Fenprof tem online uma versão mais alongada do dito cujo. Tive de pedir autorização a quem mo enviou para o divulgar, mas mesmo assim achei por bem alterar o formato de ppt para pdf, eliminar no topo de vários slides umas barras com uma identificação (o que se nota na forma como surgem alguns títulos, algo difusos e outros que tive de reescrever). A autoria que aparecia no primeiro slide, optei por reduzir às iniciais dos nomes. De qualquer modo, se for necessário (por questões “autorais”) posso indicar, se assim me for pedido.
Publico o documento porque na última semana – já depois deste tipo de esclarecimentos terem sido dados – recebi documentação relativa a processos de add com erros impensáveis nesta altura. Uns são claramente de pressa ou incúria no tratamento da informação, mas outros são de pura incompetência na leitura da legislação. O chato é que os erros são quase sempre no sentido do prejuízo dos avaliados. O modelo já é suficientemente mau, não precisamos de o piorar. E quem se acha com competência e no direito de decidir sobre o futuro profissional de colegas (?), talvez pudesse ter um pouco mais de cuidado. Pior mesmo só quem define o número de vagas (mal) depois ainda concorrer (por transferência de “regime”) com o resto dos zecos.
Penso eu de que.
Interessante.
GostarGostar
Não percebo.
O que significa:
“Diretor avalia os docentes no 8ºEscalão (segunda avaliação e seguintes)”? Desde quando é que o diretor é quem avalia os docentes do 8ºescalão??!!
“Fixar data de manifestação de interesse em ser avaliado pelo regime geral (início do ciclo avaliativo)”? Desde quando é preciso pedir para ser avaliado? Então, os serviços administrativos e o diretor da escola não sabem? E quando o ciclo avaliativo corresponde a um ano ou menos no escalão?
São utilizados parâmetros de avaliação de legislação já revogada (Despacho 16034/2010)??!!! Está tudo doido?? “E o burro sou eu?”
GostarGostar
Por que é que há formação para professores em todas as áreas, menos nesta? …A avaliação do Desempenho Docente é como a morte! Ninguém quer ouvir falar dela, mas TODOS vão passar por ela! (E ninguém parece preocupado em ser obrigado a digerir os dejetos de alguns iluminados…)
GostarGostar