6ª Feira

Uma pessoa (coloquemos a coisa assim, em abstracto, que é para não ferir sensibilidades) não sabe se ria, se chore, ao verificar as contas da sua avaliação de desempenho e perceber que o raio das grelhas usadas estão todas erradas, não batendo a bota torta com a perdigota, dando valores totais completamente incongruentes com as parcelas, mesmo que se retorçam as ponderações. E atenção que, pelo que se percebe, a culpa não é de quem avalia internamente, pois fazendo as contas com os valores inseridos, mesmo fazendo médias manhosas com os valores atribuídos em descritores mal conhecidos, o resultado final menos favorável, é mais de meio valor acima do que é apresentado como “pontuação total”. E fazendo tudo como deve ser o erro é de quase 0,75 valores. Perante isto, precise-se ou não de qualquer “menção”, uma reclamação é, em primeiro lugar, um grito pela valorização da Matemática. Ou, pelo menos, um apelo para que saibam usar as médias e as ponderações no raio das tabelas de Excel.

E depois ainda são capazes de dizer que isto é mau feitio do reclamante e que o resto da malta tem comido e calado, como se isto fosse matéria de usucapião.

5 opiniões sobre “6ª Feira

  1. Faz – me lembrar a minha ajuda na infância dos meus filhos. Ao verificar as ” contas ” passadas como TPC ,via que por vezes não estavam bem.
    Remendar ? Preferível apagar e começar a fazer tudo do princípio.
    Preferível.
    Semelhanças ?
    Acho que sim.
    Boa 6 a feira para todos.

    Gostar

  2. Ninguém escreve o Direito por linhas tortas.

    Na ilustre localidade de Traseiras de Judas, a comissão de pais da escola EB1, 2, 3, Secundário Dom Fuas Roupinho reunia com a respetiva direção escolar para definir o currículo máximo a adotar no ano lectivo no triénio 2021-2024. O presidente da comissão de pais, o abnegado pároco de Traseiras, exordiou com aspereza e terminou a alocução com desusada pungência:
    — Neste momento de grande incerteza, guiemo-nos pelo exemplo do Nazareno o qual, tendo escolhido entre os mais humildes e desvalidos os seus discípulos, viria a atribuir-lhes a mais difícil das missões, tendo para isso de os submeter à mais espartana das disciplinas. É nosso mister almejar esse milagre da transmutação daqueles que todos desprezam, vilipendiam e escorraçam, num exército de almas puras e abnegadas capazes de mudar com o seu amor o mundo e de o aproximar da perfeição divina.
    O Coxa sorveu um último golo de café, pigarreou três vezes e tratou de arranjar maneira de entregar a César o que o outro anunciava como sendo de Deus:
    — Caro Reverendo, estou na disposição de ajudar em tudo o que puder e quero desde já propor que a disciplina de Matemática se passe a chamar Matemáxima. Nesta nova disciplina, o programa mínimo deverá contemplar seis semanas de trabalho individual do aluno nas quais tratará de aplicar em problemas do dia-a-dia os conhecimentos obtidos nas aulas. Estou disposto a colaborar na educação dos nossos futuros contribuintes recebendo na venda, durante as férias escolares, doze crianças do primeiro ciclo às quais atribuirei tarefas condizentes com o seu grau de maestria na ciência dos números, em perfeita coordenação com a sua professora titular. Quaisquer ganhos que estes industriosos proto-contabilistas venham a proporcionar, serão repartidos por todos eles em partes iguais, sob a forma de vales-desconto sobre compras realizadas na venda.
    O pároco, que em questões de condução do rebanho raramente se dava por vencido, retomou a iniciativa:
    — Vejo muito mérito na sua proposta, amigo Coxa, e gostaria de acrescentar ao seu projecto uma nova dimensão de enorme valor formativo. Poderia vossa excelência entregar os vales às entidades que os petizes elegessem como merecedoras de caridade. Deste modo, estariam não só a contribuir para a melhoria da economia da venda, mas também para a melhoria das condições de vida da comunidade. Haverá mais nobre uso para o labor do homem do que aquele cujo resultado não reverte em proveito próprio?
    O comerciante, antevendo uma tentativa de tomada do poder pelas forças espirituais da nação, preparou-se para contra-atacar.
    — A ideia não seria descabida, mas penso que caberia ao presidente da junta de freguesia, representante máximo das autoridades administrativas, ocupar-se da função redistributiva que só a elas compete. Proponho-me apresentar uma lista de entidades idóneas, da qual darei conhecimento aos alunos antecipadamente. Assim estarão mais motivados para atingir os seus objectivos, sabendo de antemão a quem irão proporcionar a possibilidade de ter um alívio nas suas necessidades. Poderíamos também constituir uma associação de desvalidos (A.D.D.) que avaliasse os esforços desenvolvidos pelos miúdos na procura de soluções para os seus problemas.
    A docente Vitalina “meia-melga”, na sua qualidade de mãe do “Retorta-ao-chão” acolitava como vice-presidente na comissão de pais e vendo uma oportunidade de criar sinergias e transdisciplinaridades meteu o pé entre a porta e a ombreira, antes que a conversa se fechasse.
    — No âmbito da minha disciplina, doravante designada por Filosofia Telelógica e Megafísica, os alunos poderiam formar grupos de discussão e traçar cenários e projecções procurando averiguar qual dos dois sistemas seria mais eficaz para melhorar a equidade da distribuição: o de Platão ou o de John Locke.
    O Coxa desarmou, tentando lembrar-se a que freguesia presidiriam os ilustres citados pela professora, exercício que deu ao padre a oportunidade de ripostar. Este levantou a mão direita num gesto grave e tratou de impor a sua autoridade à argumentativa vice-presidente.
    — Irmã Vitalina, relembro-lhe que não carecemos de outros exemplos para além dos que constam na Bíblia. Lembremos como o maná jorrou dos céus dando ao vulgo indiferenciado o sustento mínimo, enquanto peixes e pães se multiplicavam para acudir àqueles que seguiam fielmente o Senhor. Será, sem dúvida, mais adequado que os ganhos da acção proposta pelo nosso presidente da junta sejam vertidos, por ele próprio, no saco das oferendas durante a celebração da Eucaristia. Eu próprio me encarregarei de os entregar posteriormente aos pobres à saída da missa.
    O Coxa percebeu a armadilha: o padre aliciava-o com possíveis ganhos de imagem para fins eleitorais e conseguiria com esta manobra que ele se rendesse a entrar no templo, do qual estava arredado desde que o antigo prior o condenara a dez Padre-Nossos por confessar adolescentes carícias à Mélinha filha do Juvenal. Mas seria preciso encontrar outros argumentos menos inconfessáveis. Contra-atacou com o fito de retirar os peões do tabuleiro e dar xeque-mate.
    — Alto lá, senhor cura, que teremos de acautelar possíveis atropelos! Proponho que se emita certificado digital de pobreza que os candidatos deverão apresentar à saída da missa dominical. Sem isso não será possível receberem a esmola. E para não adiarmos a resposta às prementes necessidades dos fregueses, enquanto tais certificados não forem emitidos para os smartphones 5G dos mais carenciados, a contribuição será distribuída na venda, sob a forma de vales de compras, todos os domingos à hora a que se realiza a missa.
    Do outro lado da janela entreaberta, o Rosmaninho assistia a este torneio de pescadinha de rabo-na-boca e considerava as virtudes do protelar das conclusões tão caro aos lusitanos. Notava também que agora as posições facilmente se estremavam, talvez por força de uma maior dificuldade em realizar as atividades que outrora incentivavam o convívio e promoviam a união das gentes. Desabituados de estarem na presença uns dos outros, qualquer ajuntamento passou a dar origem a excessos.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.