Em Contrapartida, Acho Útil…

… o que o SPN apresenta no seu site para apoio a reclamações, até porque em muitas escolas e agrupamentos, a “informalidade” vai nestas matérias, em muitos casos, lado a lado com a ilegalidade.

Encontrando-se o processo de avaliação de desempenho, em muitas escolas, em fase de conclusão, muitos docentes pretenderão proceder à reclamação da sua avaliação. Este é um processo que se inicia com apresentação de:

  1. reclamação formal (minuta);
  2. pedido de alguns documentos, tais como:

— cópia da ficha de comunicação da avaliação global;

— cópia do registo de avaliação do desenvolvimento das atividades realizadas nas dimensões previstas no artigo 4.º do DR 26/2012 (onde constam os descritores / parâmetros aplicados em cada domínio e dimensão);

— n.º de docentes avaliados nesse ano, por universo;

— n.º de menções de mérito que o AE/ENA tem para atribuir, em cada universo definido no Despacho 12567/2012 e no total;

— classificação quantitativa atribuída ao último docente avaliado com cada menção de mérito (informação não nominativa) em cada universo;

— parecer do Avaliador(a) Externo/a sobre o(s) Relatório(s) de Autoavaliação do Desempenho;

— cópia dos Guiões / Grelhas de observação da dimensão científica e pedagógica, correspondentes aos dois momentos de observação de aulas, preenchidos pelo/a avaliador(a) externo(a), incluindo as classificações atribuídas;

— ata da reunião entre o avaliador(a) interno(a) e o avaliador(a) externo(a) para articulação do resultado final da avaliação da dimensão científica e pedagógica;

— ata da reunião da Secção de Avaliação do Desempenho Docente do Conselho Pedagógico (SADD) para, nos termos do n.º 4 do artigo 21.º do Despacho Normativo n.º 26/2012, analisar e harmonizar as propostas dos avaliadores e garantir a aplicação das percentagens de diferenciação dos desempenhos, previstas no artigo 20.º do mesmo diploma.

8 thoughts on “Em Contrapartida, Acho Útil…

  1. É preciso ir a reboque do trabalho deste blogguer!
    A dormir na formatura, assim estão os sindicatos.
    Quanto à Fen, está a colaborar ativamente nos desvarios efucativos da geringonça. Já nem coreografias fazem.
    Onde está a obrigação que têm de defender a profissão do professor.
    Se aqui chegamos a estas 2 forças/fracas sindicais o devemos. Não anteciparam jogadas dos governos, não inovaram, não mobilizaram. São apenas gatos gordos preguiçosos e manhosos. Só querem é a respectiva ração!
    Como deixaram chegar tudo a este ponto? Precarização, miséria salarial, degradação académica da classe, ditadura na gestão, ilegalides a coberto de informalidades (e não, não é só na avaliação, também nos horários, na distribuição de serviço, nas progressões, no assédio moral), fim dos programas, invasão de privacidade e abusos de trabalho informatizado…

    Gostar

  2. Para não perder mais tempo:

    Este portentoso emaranhado pode permitir que uma criatura, com um nível de escolaridade rondando o antigo 5.º ano, ultrapasse um doutorado pré- Bolonha. Não estou a brincar ! É verdade!
    Sabem que mais? Não digo…

    Gostar

    1. Novas e velhas modas nas ilegalidades:
      .reuniões de mais de 5 horas;
      .reuniões a continuar no dia seguinte sem convocatória;
      .reuniões depois de 7 tempos letivos;
      .reuniões sem convocatória afixada com 48 horas de antecedência;
      .não responder por escrito a pedidos escritos efetuados pelos docentes;
      .lecionar 5 níveis;
      .lecionar 4 disciplinas diferentes…
      Tanto para fazer e os professores a esfalfarem-se em trabalho desde o dia um. No entanto, os velhos sindicatos só no início desta semana ( à antiga) deram sinal de vida mandando umas larachas fofinhas para a comunicação social.
      No entanto, o jornalismo à MST abre noticiários com um cortante “Ano letivo arranca com greve de professores”, aqueles sacanas! Isto sem dizerem que foi um sindicatinho que convocou. Que os grandes sindicatos são colaboracionistas. E também não dizem que o STOP convocou a greve para uma semana de muito trabalho burocrático que quase não belisca os alunos.
      O pior é que não divulgam aa razões do descontentamento dos professores e que afeta sobretudo pais e alunos!
      Acabaram com os programas, passa tudo, exaurem os professores com burocracia, desmotivam e oferecem uma escola de faz de conta!

      Gostar

      1. Pelos vistos está mesmo na moda:
        -enviar convocatórias de vésperas às 21.00 horas …
        -inventar 100 papéis para se preencher…
        -sobrecarregar horários com níveis e diferentes disciplinas;
        -inventar trabalho para a componente não letiva…

        Faça como eu :
        -depois de 2H de reunião saio da mesma, pois é o que está no regulamento interno da escola;
        -na componente não letiva cumpro o que está no estatuto – apoios não aula;
        -cumpro o meu horário e e não participo em nada que esteja para além do mesmo.

        Gostar

      2. É o resultado do trabalho dos cães-de-fila do ME, a troco de umas largas dezenas de milhares de euros para o resto da vida.
        Ainda não perceberam que o cancro das escolas são @s diretor@s?
        Tudo o que aponta é da RESPONSABILIDADE deles.

        Gostar

  3. Maria

    Duas horas (ou mais) de reunião? Arre!! Dizem que é frequente …

    1- Os maiores “inimigos” dos professores, são os… professores:
    uns inventam mais “100 papéis”, explicando o porquê da idiotice pois consideram insuficiente a estúpida burocracia existente; outros atanazam os ouvidos e fazem os colegas perder tempo com chorrilhos de inflamadas ,intermináveis, redundantes e pueris frases feitas e lugares- comuns; outros ainda, inventam hilariantes “projectos” desprovidos de qualquer interesse para os alunos; e por aí for, tudo com a complacência do professorado.
    2- Não haverá por lá alguém que lhes pergunte o que o emérito rei de Espanha perguntou a um tal Hugo Chavez?
    3- E quem conduz a reunião não sabe gerir o tempo , rogando a alguns presentes que sejam sintéticos nas alarvidades (pois mais não sabem) e não repitam, fastidiosamente, o que já foi dito pelo colega do lado?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.