3ª Feira

Ainda o tema da felicidade e das “técnicas” para a encontrar. Porque me desagrada a ideia que se transmite, nem sempre de forma subtil, embora admita que com modos corteses, de que só não é feliz quem quer. Que se é infeliz porque não se aborda a vida pelo “ângulo” certo. Com as “ferramentas” adequadas. Com uma “perspectiva positiva”. Este tipo de abordagem acabam de forma indirecta, por potenciar situações de maior infelicidade, por quem sente que nem é capaz de gerir a sua vida de modo a ser feliz. Para além de que tenho muitas reservas sobre este tipo de “felicidade” que se alcança após formação para o efeito. Baudelaire escreveu há mais de 150 anos um que já me parece um manual formativo sobre os “paraísos artificiais”.

Actualmente, dispomos de substâncias mil para combater diversos estados de infelicidade ou afins. Duvido que qualquer destes caminhos resolva grande parte dos problemas que estão realmente na origem da infelicidade individual. Sim, há casos de patologias que necessitam de auxiliares para gerir o quotidiano. mas a “infelicidade” é quantas vezes o resultado de uma vida cujo controlo escapa aos indivíduos, deixando-os em estado de profunda insatisfação e frustração. Podemos desenvolver estratégias e técnicas de coaching emocional ou de coping, mas elevar isso a um estatuto “científico” é apenas mais um subproduto do relativismo pós-moderno em que anything goes.

Não vou duvidar da sincera crença de alguns dos promotores desta “Ciência da Felicidade”. Só não a posso subscrever. muito menos quando associada à promoção do consumismo como forma de libertar endorfinas e fingir que tudo está bem (ou quase). Há outros métodos, alguns deles bem mais interessantes.

4 thoughts on “3ª Feira

  1. “Felicidade” é para os bolsos de quem anda a vender ilusões com a capa de”pseudociência”(livros,ações de formação, palestras). Mais uma importação dos EUA, o paraíso do capitalismo feroz que tudo vende e onde tod@s são submergidos por essa inspiração.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.