Concordo

Embora mesmo em cursos de licenciatura em História, pelo que vejo dos programas, Grécia e Roma já sejam dadas em modo “generalista” e liofilizado. Dizem que é por causa dos semestres bolonheses. Uma rematada porcaria.

Grécia e Roma não eram cidades perfeitas, tinham escravatura e todo o tipo de discriminação, diferenças sociais e modelos conflituais, mas temos de entendê-las nesse contexto. Não podemos é proclamar que, hoje, não podemos ler Tucídides. Antes de ler a Antígona, de Sófocles, o professor precisa de avisar que há um suicídio, porque o estudante pode não querer ser violentado pelo texto? Esta hipervitimização leva à formação de indivíduos não responsáveis. O mundo tem dimensões luminosas e obscuras com as quais é necessário ter contacto, como é o caso da realidade brutal do genocídio, do Holocausto, do genocídio arménio…

Faz parte da formação?
Sim, quem obscurece, quem não conhece aquilo que são as contradições do passado pode cometer muito mais atos deste tipo no futuro. Se nunca forem confrontadas com essas realidades, as pessoas não conseguirão encontrar mecanismos para lidar com isso. Estamos a criar uma sociedade em que todos são vítimas e acusam os outros de criminosos e de predadores, e isso é altamente destrutivo.

5 thoughts on “Concordo

  1. Se não avisas do suicídio, sente-se agredido. Se avisas, queixa-se que deste spoilers.
    É a sociedade dos está tudo mal porque não fazemos sequer ideia do que seria bem.

    Gostar

    1. #livros de História A, cada vez mais infantilizados e “com tudo pela rama” em conformidade com o Politburgo cá da terra, digo eu. Concordo, sublinho e subscrevo , Paulo Guinote. Basta!!!

      Gostar

  2. Estou prestes a exigir a abolição do estudo de ‘Os Lusíadas’, do ‘Auto da Barca do Inferno’, do ‘Auto da Índia’, das ‘Folhas Caídas’, em suma, de quase tudo.

    Mais: proponho a destruição de tudo o que cheire a Descobertas e a estigmatização de Vascos da Gama, Cabrais, Camões, Cães, Gatos e Periquitos. Essa gente tem de ser tratada como vil colonizadora, opressora e genocida.

    Está-se a construir um mundo de lunáticos. Aliás, ligando isto ao contexto educativo, já há 20 anos, mais coisa menos coisa, que vários psicólogos e psiquiatras (não propriamente os imbecis que nos aparecem nos ecrãs) alertavam para a forma como se estava a (des)educar as crianças de então. Duas décadas depois, é tão bom constatar que acertaram em cheio!

    Agora, vou ali ao YouTube ver uns vídeos antiquíssimos do Popeye para mais logo chegar à sala de aulas e exercer violência sobre quem me aparecer à frente.

    Gostar

  3. “Formar pessoas significa fornecer-lhes os instrumentos para poderem gerir a própria vida com espírito crítico, terem a capacidade de eleger os seus caminhos, as competências para poderem escolher, de forma responsável, aquilo que vão ser ao longo da vida. Aquele discurso de que os indivíduos estão ao sabor das decisões dos outros é terrível: o “eles” – o governo, a igreja, a empresa… – é uma expressão retórica terrível na Língua Portuguesa. Somos cocriadores do nosso destino.”

    Gostar

  4. Um aluno do 1º ano inferniza a professora e os colegas de turma. Os pais acham que o menino está numa fase de adaptação. Acha-se no direito de distribuir pancadaria a quem calha e perturbar a aula. A professora talvez contrariada mantem laços de empatia com o aluno e pais. Em último recurso professoras da sala ao lado arrastam o menino para fora da sala. Hoje estarei com essa turma e não sei se será só hoje. Desejem-me sorte!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.