O Centeno De Harvard Y Eurogrupo Continua Entre Nós

Em trânsito, ligo a TSF para ouvir o noticiário da uma e levo com o Centeno a fechar umas conferências do Global Media Group ou algo parecido (o grupo que tem o DN, o JN, a TSF). Não sei o que estava a dizer, antes, mas apanhei-o num rasgadíssimo elogio à “banca”, não sabendo eu se está a incluir todos os bancos que nos andam a sacar dinheiro a sangue frio há uns 15 anos, entre imparidades e impurezas.

Mas como ele é um tipo bem disposto, disse que ia acabar a intervenção com uns números muito giros e jeitosos sobre a retoma económica e assim demonstrou o quanto valeu todo aquele tempo que andou na Ivy league em termos de análise económico-financeira.

Então é assim: com base em três semanas de pagamentos por cartão bancário no sector da hotelaria e restauração, o excelentíssimo governador do Banco de Portugal extraiu as seguintes constatações/conclusões:

  1. Se o ritmo de crescimento destes pagamentos se mantiver (como tem acontecido desde o fim do confinamento) até final do ano, atingir-se-á um nível de actividade ligeiramente superior ao equivalente em 2019.
  2. A retoma está poderosa e a actividade num sector tão crítico ainda tem margem para maior crescimento, porque há subsectores que ainda não arrancaram por completo.

O que é que o homem parece não ter constatado:

  1. Os pagamentos com cartão bancário aumentaram significativamente desde o início da pandemia e assim se tem mantido, havendo pouco dinheiro fresco a trocar de mãos, mesmo quando se trata de uma bica e um bagaço ou uma bica e um pastel de nata (muito uso da MBWay nestes casos de pagamentos mais baixos).
  2. Parte da actividade da restauração continua a ser feita através de serviços de comida ao domicílio (Globo, Über Eats, etc), a qual também é feita exclusivamente na base das transferências digitais.
  3. Quando se parte de uma base muito baixa, o crescimento é inicialmente muito significativo, reduzindo-se o ritmo de crescimento de forma progressiva, pelo que extrapolar seja o que for a partir daquela amostra equivale a acreditar que um carro consegue aumentar de velocidade de forma constante, com base na aceleração dos 0 aos 50 ou 100 km/hora.
  4. Ou seja, pode concluir-se que há um aumento do valor das operações que envolvem o uso dos cartões, mas nada se pode dizer de verdadeiramente rigoroso, pelo menos com base nos dados que o doutor de Harvard Y Eurogrupo refere, acerca da efetiva facturação do sector em causa.

Mas o mais certo é eu estar errado, equivocado, ignorante de tantas outras variáveis, ppis não passo e um zeco com um arcaico curso de História e uma mera cadeira de Metodologia de História Económica num mestrado pré-bolonhês, sem qualificações ou competência para ser pago para produzir propaganda a partir de um cargo que só ocasionalmente é tratado com o respeito e dignidade que deveria merecer.

Uma opinião sobre “O Centeno De Harvard Y Eurogrupo Continua Entre Nós

  1. Os génios da propaganda fazem esses truques muito frequentemente, mas é gravíssimo no caso de Centeno, pois ele tem de fazer previsões rigorosas como “governador” da instituição que dirige, que serve, desde que aderimos à moeda única, para pouco mais do que fazer previsões e fiscalizar o setor financeiro . Fiscalizar não é só fazer umas admoestações ( e ficar safisteito se o banco em causa prometer que não torna a repetir a asneira, como aconteceu com os anteriores “governadores” do B. de Portugal)… Fazer previsões obriga a que o governador do BP não possa mesmo fazer raciocínios primários em público. Enfim , acho mesmo que as elites nos acham todos completamente imbecis, isto vai continuar assim pois no que o PS é mesmo bom é em propaganda, como dizia o outro e o povo vai mesmo engolindo as falácias e truques de aritmética de algibeira ou simplesmente não quer saber….

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.