Uma Proposta A Bem Da Nação

Após anos e décadas de exposição de brilhantes teoremas e teorias sobre a acção política e seus derivados, acho que um grupo de destacadíssimos opinadores televisivos (e outros que ainda lá chegarão a tempo mais inteiro) deveriam ter direito a presidenciar Portugal em regime de semestres. Há urgência numa qualquer emenda revisionista da Constituição que nos permita uma rotação na Presidência da República semelhante à que acontece na União Europeia. Deixava-se o Marcelo completar este semestre e depois podíamos ter uma sequência virtuosa, porque claramente pluralista nos olhares, tendências, taras e manias, deste tipo:

  • 2º semestre de 2022: José Miguel Júdice, para nos demonstrar como a mão invisível do mercado saberia colocar o Estado ao serviço dos particulares certos.
  • 1º semestre de 2023: Daniel Oliveira, para que pudéssemos recuperar uma presidência em modelo histriónico, verborreico e esbracejante.
  • 2º semestre de 2023: Marques Mendes, para que fosse possível prever o passado de forma rigorosa e encarar o futuro a partir de uma perspectiva alavancada no conhecimento de mais tricas que a tia isaltina do 5º esquerdo.
  • 1º semestre de 2024: Pacheco Pereira, para que, finalmente, conseguíssemos perceber qual é “o verdadeiro problema do país” e a forma mais lenta de o explicar.
  • 2º semestre de 2024: Paulo Baldaia, para ser mais rápida a comunicação entre o mundo político e a sua extensão mediática.
  • 1º semestre de 2025: Susana Peralta, para descobrirmos como seria o combate às desigualdades que nunca tínhamos reparado existirem em Portugal. E para darmos diversidade à coisa.
  • 2º semestre de 2025: Miguel Sousa Tavares, para que fosse possível vivermos num mundo em que a ficção se tornasse a realidade oficial.
  • 1º semestre de 2026: Maria João Avillez, porque sim, porque fica bem, porque afinal já andou com os outros todos ao colo.
  • 2º semestre de 2026: Rui Ramos, para recuperarmos as velhas virtudes nacionais, desbaratadas desde o 5 de Outubro e da chegada ao poder do Afonso Costa.

10 opiniões sobre “Uma Proposta A Bem Da Nação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.