A DGAE A Deixar-nos À Beira De Um Ataque De Nervos

Surgiu com data de ontem uma 3.ª Nota Informativa sobre Recuperação de 2 anos, 9 meses e 18 dias. O objectivo passa por ser ajudar quem, por via da magra recuperação do tempo de serviço, fica muito pouco tempo, por exemplo, no 5º escalão, pelo que tem dificuldade em cumprir todos os requisitos.

O problema que está na origem disto tudo é uma legislação feita aos remendos, em que a direcção política manda fazer coisas inexequíveis. E depois é preciso atropelar normativos que se assinaram e estão em vigor. A mim, após consulta à dgae, aconselharam-me (a bem do recorrente!) a continuar a seguir os procedimentos relativos a um recurso de um colega a quem a respectiva sadd apresentou as suas contra-alegações com semanas de atraso e uma pcg com claras dificuldades em perceber ao que anda, nomeou o eº árbitro com mais outras três semanas de atraso. Ao que parece não acham que o CPA se aplique porque a add não será um procedimento administrativo (como há uns dias já aqui escrevi).

A desorientação e a desresponsabilização parecem ser a regra, quando se acumulam problemas perfeitamente previsíveis para quem soubesse como se acabariam por combinar medidas tomadas de modo avulso, por gente incompetente, guiada por cegueiras políticas.

Agora, em vez de criarem um regime de progressão excepcional, decidiram que se devem recuperar de uma forma algo abstrusa, avaliações do desempenho com 10 ou quase 15 anos. Tudo isto é uma enorme salgalhada que envergonharia quem tivesse ainda decoro. Mas não, quem tem a tutela desta área da governança na Educação finge que não é nada com ele e os operacionais da dgae implodida dão respostas por escrito de tipo “não me comprometo com nada” ou, pior, aconselhando a que se as coisas não parecem bem se recorra a outras instâncias.

Isto é tudo uma vergonha a céu aberto, mas o que interessa é fingir que nada se passa de grave.

3 opiniões sobre “A DGAE A Deixar-nos À Beira De Um Ataque De Nervos

  1. Há dois anos que aguardo um esclarecimento do ME sobre recuperação de avaliação que me tinha permitido não ficar na lista para o 5° escalão. O prazo de resposta era de 10 dias úteis. Até agora.
    Já estou no 5° escalão e vou agora,em janeiro, para o sexto. Vergonha de Ministério e Direções Gerais!!!

    Gostar

  2. Não seria boa ideia a DGAE ter umas aulas de código e condução para se evitarem tantos atropelos? E, quiçá, um grupo de trabalho que compilasse num só doc a parafernália de circulares, informações, dec-lei e quejandos? Certamente precisariam de várias máquinas trituradores de papel, mas vão-se os anéis e fiquem os dedos!

    Gostar

  3. #AC👏👏👏👏 Brilhante! Mas, para além dos papéis, muitas pessoas também deveriam ser trituradas, entenda-se, porem – se ao fresco! Não sabem nada da poda, vão tirar uns cursos e trabalhar, em vez de dar ordens, só porque têm um cartão de uma cor, ou dormem com X ou Y.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.