Pois, Rui, Apaga-se Com O Acessório, Mas…

… quantos se deixam seduzir por esse acessório, enquanto lhes brilha no peito? Quantos colaboraram com aqueles que estavam a apagar colegas, porque o brilho ofuscava o olhar?

Como se apaga um professor

Chega a ser perturbador ver quantos, dentro de uma sala de professores, dizem já não aguentar a profissão que escolheram. A profissão que um dia os iluminou. E que ainda os apaixona. Se, por um lado, sonham com a alforria flagelante de uma aposentação, por outro não trocariam a sua profissão de décadas por nenhuma outra.

O abandono escolar não se faz só de alunos. Faz-se também de professores. E faz-se à vista desarmada, ao ponto de dispensar prova e estatística. São aos milhares os que se afastam daquele que dizem ser o mais incendiário e luminoso ofício do mundo: transformar quem não sabe em alguém que sabe.

7 opiniões sobre “Pois, Rui, Apaga-se Com O Acessório, Mas…

  1. Colega Rui, quando recebeste o prémio talvez tivesse sido a ocasião de fazeres este discurso e depois dizeres que rejeitavas o mesmo, pois não passava de uma operação cosmética num problema sério.

    Gostar

  2. Naa, na, na!
    Velhos do Restelo!
    Com as políticas pedagógicas socialistas do secretario Costa & Companhia (sindicatos, diretores/as, centros de formação, universidades, órgãos de comunicação social…) o amanhã, que já foi ontem e hoje, canta.
    Querem bater o velhos dos Marretas?

    Gostar

  3. “… quantos se deixam seduzir por esse acessório, enquanto lhes brilha no peito? Quantos colaboraram com aqueles que estavam a apagar colegas, porque o brilho ofuscava o olhar?”
    Pois… falta coerência …mas mais vale tarde que nunca.
    Até o Baldaia acordou…

    Liked by 1 person

  4. “Transformar quem não sabe em alguém que sabe” já não é a nossa função… com tanta porrada que levamos da tutela e não só, temos que ter grande cabedal para lá continuar!

    Gostar

  5. Recebi hoje a recusa ao meu pedido de Licença Sem Vencimento.
    O argumento foi que a LSV se concede por anos inteiros. Ora o meu pedido era para valer a partir de 1 de Setembro!
    Enfim, terei de voltar à carga!…

    Gostar

  6. Enquanto continuares assim, caro Paulo, dificilmente terás algo acessório a brilhar-te no peito, nem que sejam as mui almejadas medalhas do senhor inclusão. E esse teu inconseguimento é a razão de ainda teres tanta gente do teu lado e muita mais que te quer ver longe, muito longe.
    “Homem de um só parecer, / D’um só rosto, uma só fé, / D’antes quebrar, que torcer, / Ele tudo pode ser / Mas de corte homem não é.” (Sá de Miranda)

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.