… que a filtragem de conteúdos nos computadores fornecidos pelo ME é igual para alunos e professores, assim como andou a ser estreitada a malha para acesso a alguns sites. Há vídeos do Youtube que passaram a ser território proibido, incluindo nos pc’s de mesa das escolas, mesmo tendo origem em organizações insuspeitas de má conduta como o Smithsonian, de onde costumo usar uma recriação do terramoto de 1755. Acho que há uns tempos já aqui deixei registado que não me foi possível assistir a sessões de formação em streaming também no YT. O Atenta Inquietude do José Morgado, por exemplo, é-me bloqueado por estar catalogado como “pornografia”. Se há formas de contornar estes bloqueios? Sim, há, mas apelam a uma manipulação das definições que poderá ser classificada como “irregular” ou “indevida” do equipamento. Mas o principal é a absoluta imbecilidade que ressalta de modo muito evidente dos critérios do “administrador da rede”. Capacitação Digital? Comecem pelas cabecinhas tristes de quem regula tudo isto com carta branca (e cheque) d@s senhor@s que tutelam isto.
No nosso agrupamento solicitamos ao NSO (apoio à rede das escolas) o desbloqueio do Youtube, tendo ficado sem esses constrangimentos desde então.
GostarGostar
Fizeram muito bem… o problema é se quem pode pedir, não precisa de usar.
GostarGostar
É compreensível. O atentainquietude.blogspot.com presta-se a confusão com o atetainquieta.blogspot.com.
GostarGostar
Pelo sim pelo não. Fui pela ilegalidade…apaguei os softwares que bloqueavam o acesso a isso. Se for chamado a pedra entregarei o equipamento.
GostarGostar
Se a Direção no pedir para desbloquear instala o Psiphon
GostarGostar