Dia de divulgação de um estudo sobre a dimensão das turmas, na perspectiva quase exclusiva dos “custos”, mesmo que se fale em resultados e desempenho.
Para este tipo de “peditório” já dei o que tinha a dar e cansa-me regressar à discussão em torno de “evidências” baseadas em médias. Eu sei que os ganhos nos resultados entre turmas de 25 e 27 alunos poderão ser residuais ou mesmo inexistentes.
Mas, digam-me o que disserem, é muito diferente dar aulas com turmas de 20-22 alunos ou de 26-28 diga a “literatura” o que disser. Até o ambiente em sala de aula é completamente diferente. Claro que se tivermos um PCA com 15 alunos, nada nos garante mais ou melhor sucesso do que com uma turma regular com 25. Ou 20 com 4 alunos ao abrigo do 54 em relação a 26 com alunos sem problemas de aprendizagens. E depende muito – que me desculpem os internacionalistas, globalistas ou transnacionalistas da Educação, mas muita coisa depende do próprio país onde é feito o estudo.
As “médias” enganam muito. Com as estatísticas, o segredo está em “torturar” os números até dizerem o que queremos. Se o que queremos passa pelo “mais com menos”, claro que qualquer ganho só é interessante se “compensar”. Ou seja, a Educação submete-se à lógica economicista.
Porque será que essas conclusões são maioritariamente apresentadas por quem não dá aulas ou talvez tenha tenha mas fugiu rapidamente do ensino?
GostarGostar
Atenção, atenção, as estatísticas estão aí!
A era do endeusamento da estatística estará a chegar ao fim??? Espremer e torcer é para isso que servem e depois tem tudo a ver com a entidade que as paga. Há que satisfazer o patrão! Acho que a Coca Cola vai fazer um estudo desses para saber se o consumo dessa açucarada tem eventualmente algo a ver com a subida do número de diabéticos e com a obesidade. Obviamente que se concluirá que essas pragas têm origem multifatorial! Boa, continuemos a emborcar Cola e a patrocinar cientistas destes!
GostarGostar
Será que o Lemos teria tido conhecimento disto, a juntar à falta de docentes, quando fez apologia ao aumento de alunos por turma??
GostarGostar