5ª Feira

Dia de divulgação de um estudo sobre a dimensão das turmas, na perspectiva quase exclusiva dos “custos”, mesmo que se fale em resultados e desempenho.

Para este tipo de “peditório” já dei o que tinha a dar e cansa-me regressar à discussão em torno de “evidências” baseadas em médias. Eu sei que os ganhos nos resultados entre turmas de 25 e 27 alunos poderão ser residuais ou mesmo inexistentes.

Mas, digam-me o que disserem, é muito diferente dar aulas com turmas de 20-22 alunos ou de 26-28 diga a “literatura” o que disser. Até o ambiente em sala de aula é completamente diferente. Claro que se tivermos um PCA com 15 alunos, nada nos garante mais ou melhor sucesso do que com uma turma regular com 25. Ou 20 com 4 alunos ao abrigo do 54 em relação a 26 com alunos sem problemas de aprendizagens. E depende muito – que me desculpem os internacionalistas, globalistas ou transnacionalistas da Educação, mas muita coisa depende do próprio país onde é feito o estudo.

As “médias” enganam muito. Com as estatísticas, o segredo está em “torturar” os números até dizerem o que queremos. Se o que queremos passa pelo “mais com menos”, claro que qualquer ganho só é interessante se “compensar”. Ou seja, a Educação submete-se à lógica economicista.

3 opiniões sobre “5ª Feira

  1. Atenção, atenção, as estatísticas estão aí!
    A era do endeusamento da estatística estará a chegar ao fim??? Espremer e torcer é para isso que servem e depois tem tudo a ver com a entidade que as paga. Há que satisfazer o patrão! Acho que a Coca Cola vai fazer um estudo desses para saber se o consumo dessa açucarada tem eventualmente algo a ver com a subida do número de diabéticos e com a obesidade. Obviamente que se concluirá que essas pragas têm origem multifatorial! Boa, continuemos a emborcar Cola e a patrocinar cientistas destes!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.