2ª Feira

Começou a temporada das reuniões de avaliação (claro, excepto para quem tem o ano dividido em semestres porque, nesse caso, é possível que ainda estejam com aulas) que, o bom senso prevaleceu, estão a ser realizadas online numa largo número de escolas. Há sempre quem diga que as prefere presenciais e eu concordo até certo ponto. Sim, as reuniões até 2019 eram bem mais agradáveis feitas presencialmente se o Conselho de Turma era daqueles bem oleados e com gente que não complica sem necessidade, em especial no 1º período, que há quem as complique em qualquer altura, pelos motivos mais redundantes e absurdos que se possa imaginar. Mas, havendo as “ferramentas” (embora alguma bem fraquinhas), não faz muito sentido, mesmo fora da pandemia, que certos procedimentos não sejam em suporte digital, só ficando casos particulares para outro nível de discussão. Sendo a avaliação contínua e toda a gente (ou quase) dizendo que a faz, tenho tendência para ser pouco compreensivo com dramas filosófico-existenciais de última hora quando não se trata do final de ano lectivo. Assim como os “casos problemáticos” devem ser tratados atempadamente e não esperar pela reunião final do período.

Desculpem-me a intolerância mas são raras as situações em que não me aborreço de morte com aquelas pessoas que parece que gostam de se (fazer) ouvir acerca de nada ou pouco mais do que isso, apenas para terem mais uma oportunidade para demonstrar como são de uma consciência e responsabilidade a roçar os píncaros em relação ao resto da arraia-miúda. Ao menos online, pode desligar-se o som, quando a coisa se prolonga, confundindo-se redundância com “trabalho colaborativo” ou “partilha de experiências”. Colaboração e partilha são sempre que mulher, homem, and so on, quiserem e não apenas nas quadras natalícia e pascal (ou pré-carnavalesca, para quem semestralizou).

Sim, claro que preferia a reuniões em que a minha colega L. levava a máquina de café e eu (ou outr@ colega) os doces e uma ocasional bebida adicional e a reunião era mais uma ocasião de convívio para um grupo de gente que transita de Conselho de Turma em Conselho de Turma. Mas, não sendo isso possível, dispenso que fique uma reunião presencial meramente formal, sendo substituída com vantagem pela online. Já estivemos três meses a cruzar-nos pela escola, a nostalgia da ausência ainda não se instalou se é que se vai chegar a instalar em muitos casos. Havendo necessidade de matar saudades, marca-se algo – com distanciamento e etiqueta – fora da escola.

12 opiniões sobre “2ª Feira

    1. Pela planície

      No Ajuntamento de Traseiras coexistem dois tipos de reuniões :
      a) as online, super divertidas
      b) as presenciais – que são na venda, com o Coxa a oferecer uma vacina aquosa da Herdade do Cuco , a qual põe o vírus a milhas .

      Gostar

  1. Afinal, a falta de senso continua a imperar entre quem não tem reuniões – ou tem apenas uma – por esse país.
    O que me “diverte” são as justificações da treta.
    Uma delas (assim, o DT tem o trabalho todo), a mim, que sou DT, não me aquece ou arrefece.
    Prefiro fazer eu descansado, do que com a papelada a passar de mão em mão, como certas “iluminações” acham melhor.

    Gostar

  2. Na minha, tudo on-line. De qualquer modo, lembrar que antes do reinado de MLR, as reuniões tinham 2 horas de duração e todo o trabalho era feito lá : as pautas, as fichas de informação para os EE e a acta em caderno de capa dura e não havia gente esgotada com tanta grelha e documento tetraplicado, tretas cheias de nada e de coisa nenhuma… Saudades de gente normal, de escolas normais, de papelada normal. Gostava de de saber de onde saiu esta gente sadomasoquista que invadiu as escolas.

    Gostar

  3. Faço ja aqui uma declaração de interesses… para mim com ou sem pandemia reunioes era SEMPRE online.
    Poupa-se dinheiro, evita-se acidentes de transito, é mais “verde”, mensagem mais direcionada e eficaz e menos assuntos laterais.

    Continuo a não perceber porque não se imprime os docs (se necessário) apenas quando se volta á escola.
    Os alunos veem as notas no GIAE.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.