Uma Imagem Destes Dias

Desculpem voltar ao assunto, mas são muitos milhões para muito pouca funcionalidade. Hoje, pela manhã, tive de descarregar 28 fichas com o registo da avaliação dos alunos da minha dt, uma a uma, porque “desapareceu” do menu de opções a possibilidade de descarregar o conjunto de todas elas, para as enviar aos encarregados de educação em tempo útil, como eu, quando o era, gostava de receber. Para cada ficha são necessárias várias operações (da selecção da turma à descarga em si da ficha, passando pela selecção d@ alun@ e da escolha do separad5.or “avaliação”), sendo que, com frequência, a meio de uma delas era necessário recomeçar o processo, porque ficava ali o quadradinho a mexer ou aparecia a imagem abaixo. Há quem possa dizer que é infortúnio escasso, mas a verdade é que manualmente preencheria mais rapidamente as 28 fichas em papel.

O ME anuncia uma escola para o século XXI, mas fornece ferramentas que me fazem recordar com saudades os tempos analógicos ou quando, nos anos 90, começámos a usar o chamado “programa alunos” ainda em tempos do glorioso Windows 95. Querem anunciar modernidades – e até pagam de acordo com isso – mas o que temos ao dispor anda pouco acima da fancaria. Antes de apontarem o dedo às incapacidades digitais dos docentes e sugerirem as sacramentais “formações” que tal, ao fim de 3 anos, conseguirem que alguma coisa funcione a preceito?

4 opiniões sobre “Uma Imagem Destes Dias

  1. Na minha escola, o DT dá ordem a ordem “arquivo”, que demora algum tempo, mas à máquina não lhe falta, e segue-se “envio”, e as fichas lá são despachadas em suporte digital, nada de papel. Cabe depois ao DT a função de verificar, leia-se, ver apenas se está tudo ok, o que demora um instante! Aqui fica o exemplo de uma “boa prática” do século XXI !

    Gostar

  2. É bem feita. Tivessem usado o sistema dos anos 80: ficha fotocopiada e igual para todos (como opção pode usar-se o stencil). A avaliação diferenciada estigmatiza os alunos e não promove uma sociedade mais justa e igualitária. Como os nomes demoram muito tempo a escrever nas fotocópias, usem o termo genérico “Camarada”. Assim nem precisam diferenciar por género.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.