Não Haveria A Malta De Ficar Traumatizada Com A Avaliação!

O problema é que os que andam por aí com muitas teorizações já não passaram por isto e outros ainda não tinham lá chegado, pelo que a malta com certificado de stress pós-traumático é quem levou com isto ali mesmo no meio da testa em petiz.

Como andei utilmente a arrumar velha papelada no último dia útil da pausa, dei com os meus registos de avaliação do Preparatório e do Unificado e nem me lembrava de como a coisa tinha sido diversificada, em especial no 1º ano do então ainda Ensino Preparatório, ano lectivo de 1975/76 de bela memória.

Então é assim… se bem me lembro as hostilidades começaram em Outubro como era mais ou menos usual e as primeiras “notas” chegaram antes do Natal. Olhando para a ficha que me chegou a casa pelo correio (tenho ainda o envelope e tudo), a tese dominante seria a da avaliação meramente “qualitativa” e do mínimo esforço possível, por boa memória que eu ainda tenha de alguns dos meus professores destes tempos, mesmo do dt que era professor de Ciências e nos atirava com o que calhasse à cabeça se nos lembrássemos de dizer “derreter” em vez de fundir.

Eu “satisfazia” a tudo, menos a Música e Educação Física, porque não havia professores e terá sido provavelmente por essas alturas que comecei a “perder aprendizagens” nessas matérias. Se repararem bem, o dt assinava pelo “Presidente da Comissão de Gestão” que era como então se chamava a CAP.

Algo de que me tinha esquecido por completo é que tivemos notas no Carnaval e nesse caso com a boa e velha escala de 0 a 20. Ou isso ou já existiam semestrais. Como se pode constatar eu já satisfazia de forma muito diferente, com a professora de Trabalhos Manuais a dar-me 10 por caridade marxista, que eu bem me lembro que era do MRPP.

Já havia professor de Música, mas decidiu que ainda não tinha elementos para dar classificação quantitativa e deu-me “Bom” por manifesta desatenção, que eu não percebia nada dos batimentos das mínimas, semínimas, colcheias e semicolcheias. Mas tinha ar atento e compenetrado, que era da miopia.

Chegados à Páscoa, adivinhem lá? A escala de avaliação mudou outra vez… e com ela a folha de registo, que passou a ser em formato A4 e já trazia espaço para a “situação do aluno”, que era uma espécie de avó da “síntese descritiva”. Em coerência, o professor de Música absteve-se de dar nota ou já se tinha ido embora. O professor Gromicho de Matemática mal faltou e o professor Artur de Estudos Sociais também, podendo radicar aí o meu posterior sucesso em Matemática (até chegar o raio das funções no 9º ano) e o gosto pela História. Da professora de Português não me lembro o nome, infelizmente. Educação Física, só mesmo jogar à bola durante os “furos” da dita.

E eis que chegamos ao fim do ano lectivo e, por uma vez, repete-se a escala de avaliação, a dos níveis de 1 a 5, em que se confirma a minha falta de jeito para as manualidades. De Música e Educação Física, nicles e eu deveria processar o Estado por tudo o que mais tarde se passou, ou seja, uma enorme falta de jeito para bater um compasso ou saltar o raio do cavalo. E note-se que a 5 de Junho já estava a petizada de férias até Outubro, sem que isso causasse problemas de saúde mental.

Portanto, quem passou por isto aos 10-11 anos acaba bááácinado para quase tudo.

10 opiniões sobre “Não Haveria A Malta De Ficar Traumatizada Com A Avaliação!

  1. Qual verificação… na segunda metade de 80 o requinte da verificação era a posição e cor das faltas justificadas e injustificadas.

    Entretanto, este post permitiu que no fbook, através da conta da sua cara-metade, o meu professor Artur se reconhecesse no retrato e me respondesse, o que foi das melhores coisas do ano, incluindo 2021.

    Liked by 2 people

    1. Delicioso, Paulo! O mundo dá mesmo muitas voltas…. Que bonito. São estes reencontros que valem mesmo a pena e nos servem para relativizar esta bodega toda das escolas de hoje…
      BOM ANO PROF. ARTUR!
      BOM ANO PAULO!

      Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.