Por Outro Lado…

… Manuel Carmo Gomes nem sempre conseguiu criar uma imagem cool. E acabou por sair das reuniões do Infarmed irritado (por muito que ele tente suavizar as coisas na entrevista à Isabel Leiria do Expresso) com aquilo que teve de enfrentar na preparação das reuniões com o Infarmed, nomeadamente as reuniões com “as senhoras ministras” (Marta Temido, Mariana Vieira da Silva)que ele, de forma elegante, apresenta “como desgastantes”. Discordando da posição que ele tomou mais recentemente, porque continuo a achar que o 1º ciclo (e talvez o 2º) deveria(m) ter esperado mais um par de semanas, há que reconhecer que foi dos que mudou de posição quando as circunstâncias da pandemia mudaram, não no sentido de se manter popular ou capitalizar seja o que for. Como ele declara, teve acesso a informação, mais nada.

about:blank

COVID-19

Covid-19. Carmo Gomes: “Não fechar logo as escolas em janeiro de 2021 foi o erro maior. Teve consequências em termos de mortes”

O título refere-se à vaga de Janeiro de 2021, quando o governo cedeu mais à pressão de meia dúzia de articulistas inflamados do que aos aconselhamentos científicos.

7 opiniões sobre “Por Outro Lado…

  1. Apesar da covid-19, Portugal está com menos mortes do que no mesmo período de 2017 a 2019
    https://www.dn.pt/sociedade/apesar-da-covid-19-portugal-esta-com-menos-mortes-do-que-no-mesmo-periodo-de-2017-a-2019-14538284.html

    Covid-19: “DGS tem que esclarecer qual é a real gravidade da situação”
    “É preciso saber quantas pessoas estão de facto internadas com doença grave covid. Isto não é irrelevante”, porque “até podíamos ter uma estratégia de testagem e de isolamento diferentes”, diz o bastonário da Ordem dos Médicos.
    https://www.publico.pt/2022/01/29/sociedade/noticia/covid19-dgs-esclarecer-real-gravidade-situacao-1993549

    Um novo estudo, publicado semana passada, feito em colaboração entre o CDC (Centers for Disease Control and Prevention) nos EUA e o Kaiser Permanente, demonstrou que as infecções pela variante ômicron estão associadas a uma redução de 91% no risco de morte em comparação pelas infecções pela variante Delta
    https://vejario.abril.com.br/coluna/fabiano-serfaty/covid-22-x-covid-19-pandemia-endemia/

    Individualmente, para pessoas vacinadas, a Covid-19 causada por Ômicron, a “Covid-22”, pode ser semelhante em sintomas à gripe (influenza) em muitos aspectos.

    etc etc etc …. vamos fechar a sociedade? o mundo? ok , então terá que ficar fechado para sempre. O ultimo apague as luzes.

    Gostar

    1. Mas quem é que está a falar disso?
      O homem está a falar de 2021.

      Eu estou a falar de 2022.
      Quanto ao nº de mortes, a explicação nem é particularmente difícil ou requer laivos de genialidade.
      Em especial em 2021 morreram muitos dos mais frágeis.
      Os menos frágeis até estão vacinados.
      Logo… menos mortes.

      Isso significa que se devam eliminar todas as limitações (“fechar a sociedade”, como se fosse isso a que eu assisto…), como alguns defenderam logo em 2021?
      Pode ser um erro grave e depois, o tal último, não terá ninguém a quem prestar satisfações pois, qual Simas, dirá que está vacinado e que foi sempre falando de acordo com a situação nos sucessivos presentes.

      Entendes que essa argumentação é um pouco fraca, pois, no fundo, é tipo “Sócrates”, vamos sempre em frente e a dívida paga-se “enrolando”? 😀

      Liked by 1 person

  2. E u tb estou a falar de 2022.
    Temos de deixar os nossos dogmas e encarar 2022 tal como ele é.

    Temos de deixar os argumentos do tipo “és negacionista” “és chalupa” para entrar no argumento … é pá… péra lá … deixa la ver isto melhor … hummm sera ? será que é mesmo como a DGS e CS pintam?

    É pá ,,, será que ha pessoal a viver à conta disto e custa a “largar” a coisa?

    Gostar

    1. E eu estou-te a explicar porque o nº de mortes baixou.
      Foi o mesmo com a peste negra ou qualquer pandemia. Depois de morrerem os mais frágeis nos 2 anos fortes, ao 3º morrem menos,

      Problema: sim, as vacinas estão feitas com base nas variantes até à delta.
      Até que valor apostas que a ómicron iniciou a “endemia” e que a partir daqui é sempre a “descer”?

      Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.