3ª Feira

No rescaldo das eleições, Boaventura Sousa Santos fez sair hoje no Público a sua análise da situação política, em particular do Bloco de Esquerda. Não me diz respeito, vou passar adiante. Mas ouvi a intervenção do BSS na TSF em que teorizou sobre mais coisas e, na complexidade do seu pensamento, tropeçou nos próprios pés. Porque não se pode afirmar que “não existem posições irreversíveis em política” (acerca de eventuais novos namoros à esquerda) e depois dizer que é imperativo existirem “linhas vermelhas” (acerca das relações com a “ultra-direita” e da forma como Merkel actuou, por oposição à ambiguidade de Rio). Não estou a dizer qual das posições é a certa, as duas ao mesmo tempo é que é capaz de só estar ao alcance grandes mentes.

4 opiniões sobre “3ª Feira

  1. É capaz de ser uma discussão sobre alianças que se esvai no dia seguinte com o resultado eleitoral. O grande iludido da noite eleitoral foi quem não percebeu que está a ser instrumentalizado para promover a remodelação do sistema, como ocorre no resto da Europa (até os gregos nos ultrapassaram). Essa remodelação não acaba aqui. É fácil adivinhar o próximo passo. Teremos o “melhor” de dois mundos: o capitalismo à chinesa e a democracia à russa.

    Entretanto, os trabalhadores da Rodoviária de Lisboa, ignorantes da beatitude que lhes garantirá a existência de uma maioria absoluta, fazem greve.

    Noutras paragens a azáfama deve roçar a insanidade. Só assim se justifica que sejam precisos ainda uns 20 dias para divulgar a composição de um governo que continua o anterior e até já tem orçamento aprovado. Talvez a oposição interna se acalme perante a chegada do Pai Natal da Europa, mas não há tarefa mais desgastante do que conciliar todas as capelinhas e mais os bons primos.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.