How a Ukraine Conflict Could Reshape Europe’s Reliance on Russia
More than a third of the natural gas in Europe comes from Russia. Any disruption to the fuel supply could send shockwaves across the continent.
More than a third of the natural gas in Europe comes from Russia. Any disruption to the fuel supply could send shockwaves across the continent.
Há muito que o amigo americano vem pressionando fortemente, sobretudo a Alemanha, para não alinhar no Nord Stream 2. Porque será?? Que têm eles com isso, caraças???
GostarGostar
Mais:
https://www.wook.pt/livro/prisioneiros-da-geografia-tim-marshall/19597654
e este português fantástico:
https://www.wook.pt/livro/a-guerra-nos-balcas-carlos-branco/19041338
GostarLiked by 1 person
Claro que Biden tem todo o interesse em que estale a guerra na Ucrânia. Tal iria comprometer o fornecimento de gás russo à Europa e o disparo dos preços permitiria a venda aos europeus do gás americano, bastante mais caro que o russo. Que morresse muita gente, houvesse muitos deslocados e a economia regredisse, isso são meros amendoins para os falcões de Washington.
GostarGostar
É isto que temos!
Os políticos são só joguetes nas mãos de grupos económicos. Agora até os exércitos são grupos económicos (tudo mercenarizado).
É em função de grupos económicos+políticos que milhares de civis morrem, ou sofrem.
Fazem-se também umas encenações para mostrar a “importância” dos políticos, instalar o medo, vender armas…
Tenho saudades de políticos com princípios e Estados de bem. Claro que dos grupos económicos só se pode esperar a selva em busca dos seus lucros.
Mas, num mundo em que os estrelos são os chefes de cozinha e os jogadores de futebol, o que esperar!
A comunicação social, não notícia tiradas de Sartres ou Picassos, porque será?
Ah, pois também estão nas mãos de alguém e os intectuais são um perigo!
GostarLiked by 1 person
Pois, pois … os direitos humanos na Ucrânia são fundamentais para os americanos, mas no Afeganistão fugiram e deram de bandeja aos iluminados talibans.
Quando é que a Europa verá que os seus interesses não são os dos Americanos, nem os dos Russos, nem os dos Chineses?
O parque temático europeu tem que se impor e impedir a predação!
Pouco produz materialmente, mas o pouco é seu e deve manter as fórmulas em segredo. Culturalmente todos cobiçam a Europa, vamos lá explorar isso. A cultura gera poder! Até a cultura do ócio o gera! Que não seja poder pelo poder, mas sobretudo pelo respeito!
GostarGostar