Não chega o AO90! Há que ir mais longe. Na newsletter de uma Faculdade em que passei uns bons anos (licenciatura+mestrado+núcleo de investigação) e que agora parece querer ser muito modernaça, temos na mesma edição a insistência numa mesma grafia, quiçá resultado da ida do estagiário ao google tradutor e não se perde mais tempo com isso. Se assim não foi, ainda pior, que se isto é ensino “superior” eu mando-os já de volta para o 5º ano estudar as homófonas, que tenho quase a certeza terem sobrevivido às “essenciais”.
Isto são pormenores? Talvez.
E fico eu aborrecido com a ortografia de alguns dos meus alunos do ensino profissional! Chiça!
Também gostei dos “Eventos”.
GostarLiked by 1 person
Abençoado corretor
E se fosse num texto manuscrito, quantos erros ortográficos por centímetro quadrado ?
Com o fim dos exames nacionais, que também “mediam”(ou deveriam medir) a dimensão ortográfica , apenas os professores, no remanso da sala, terão ideia do “estado a que isto chegou”. Por isso, nada de exames, né? Não vão eles por a nu as misérias – e não só neste domínio.
GostarGostar
Aprendizagens perdidas!
GostarGostar
ai…nossa senhora….
GostarGostar
Mais uns caramelos que fugiram às aulas de recuperação
GostarGostar
Isto não são pormenores. Isto é um sintoma de algo mais vasto que passa por quotidianas declarações de desamor à nossa língua materna.
Para além dos erros ortográficos e do AO aprovado por um grupo dominante de labregos – políticos e linguistas – que faz tábua rasa da origem etimológica das palavras, são os estrangeirismos que parece que, de tão usados, já nem damos por eles.
Veja-se só aqui a quantidade deles por metro quadrado. Não há termos em português que os possam substituir? Assim dá-se um ar de algo mais “moderno”? Ou manifesta-se um parolismo bacoco em todo o seu esplendor?
É confrangedora esta situação, culturalmente bizarra.
E são poucas as vozes críticas que se levantam contra isto, o que me recordou uma audição que ouvi há anos da autoria de José Pedro Gomes passado na radio e que aqui deixo link para quem quiser ouvir:
https://www.tsf.pt/programa/cromos-tsf/emissao/chica-894742.html
GostarGostar