Tudo Ao Contrário

Se as crianças e jovens “vivem em função das tecnologias” é nossa obrigação recentrar-lhes um pouco as prioridades, senhor director Manuel pereira e não ir de forma acrítica na onda. Uma coisa é aderir à tecnologia como um meio, uma ferramenta, outra “viver em função” delas. A escola até pode ir “ao encontro da motivação e interesses dos alunos” mas sem abdicar daquela que ainda é a sua função principal: educar. Ou da secundária: socializar. Preferencialmente… ou melhor, prioritariamente num contexto humano e não digital. Olhe que a miudagem reage também muito bem ao contacto humano. Experimente, volte às salas de aula umas semanas, uns meses, quiçá um ano. Não acredite no que dizem, que é a partir do gabinete que se conhece melhor a escola e nunca acredite que consegue estabelecer laços do mesmo género dos professores que estão lá com eles, os alunos, toos os dias. Acredite que não o estou a enganar. O meu caro é que parece ter-se perdido, algures, nessa vontade de querer parecer “moderno”. Não ceda à facilidade dos chavões ou à espuma dos dias. Distinga o que é mesmo “essencial” das parlapatices transitórias.

Público, 21 de Fevereiro de 2021

21 opiniões sobre “Tudo Ao Contrário

  1. Ontem, Luís Marques Mendes teceu loas à Madeira, onde substituíram os manuais de papel por manuais digitais. Faria bem em ler o livro “A Fábrica de Cretinos Digitais: Os perigos dos ecrãs para os nossos filhos”!

    Gostar

    1. O Marques Mendes não sabe que quando uma criança, ou um adolescente estão a sublinhar um texto, estão a desenvolver a capacidade de memorizar, de selecionar informação e de ordenar ideias. Estão a consolidar conhecimento e a enriquecer o vocabulário com tempo para ponderar, avaliar e criticar.
      Talvez o M Mendes só saiba que há grandes interresses tecnológicos e divinatórios.
      Mais um a perceber de pedagogia só porque andou na escola e tem netos?

      Gostar

  2. Estão empoleirados há tanto tempo que perderam o chão e a noção da realidade. Foram para o gabinete precisamente porque nao gostam nem sabem ser professores.
    Para quando um saneamento generalizado que leve toda esta vaga de ditadores para a etar?

    Gostar

        1. Em algumas situações, eu que nem gosto do argumento ad hitlerum, consigo aceitar que há uma centelha de kapos em algumas ausências de alma.

          Mas a leitura do magistral O Relatório de Brodeck explica-nos tudo isso melhor e até acrescenta uns arrepios e náuseas.

          Gostar

          1. Nunca tinha ouvido falar desse livro e ainda por cima em BD. Se calhar vou comprar.
            Tenho o Maus nas duas edições. Uma em dois volumes e a outra num só.

            Gostar

  3. Pois. O problema é mesmo esse: “as crianças e jovens vivem em função das tecnologias”. E, também muitos adultos. Parece que ninguém percebe que as traquitanas tecnológicas são apenas um meio, uma ferramenta, como diz o Paulo. Neandertais com tecnologia!

    Gostar

  4. # Sr. Manuel Pereira. Olhe que não, olhe que não… Completamente enganado! A miudagem adora o contacto humano, o sonho e o desenvolvimento da imaginação que a leitura de uma boa história favorece.
    É melhor rever a base da sua reflexão!

    Gostar

  5. Então sr Pereira, concilie lá isso com os malefícios da pandemia, particularmente com a, tão apregoada, ausência das relações interpessoais tradicionais.
    Estes imbecis nem percebem as contradições próprias!

    Liked by 1 person

  6. Porque acho que tem a ver com isto, deixo uma pequena confissão:
    Por estes dias entrou um aluno numa minha turma. Para o que interessa comentou: da escola de onde venho já não há quadros.
    Não sei se é verdade. Mas se for, eu, lá, não saberia “dar” uma aula!

    Como serão estas aulas modernas? Uma overdose de atos digitais num quotidiano dos alunos já hiperdigitalizado? E mais, a voz humana sentir-se-á nestas overdoses?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.