Como se algures não se ensinasse também a “sua” História antes da dos outros. Por vezes, nem mesmo essa. As referências não são sempre as mais recentes, porque esta é uma velha “guerra”. E olhem que nem é por eu ser o maior fã de muitos manuais que tivemos ou temos por aí. A questão é que o ensino da História parte sempre de um olhar localizado e nunca existe uma História perfeita em nenhum manual. Por todo o mundo, o assunto é polémico, com exclusões, manipulações, instrumentalizações e tudo o mais. Por cá, ciclicamente voltamos ao tema, sendo que na maior parte dos casos a critica aos enviesamentos, vem ela própria carregada de preconceitos. Porque há “perspectivas” que condicionam muito as “investigações” quando optam por ignorar que há “centrismos” a partir de mais de um centro. Ora, desse tipo de “boas intenções”, estou farto. A História (no currículo, nos programas, nos manuais) está cercada e truncada, mas não é porque se destaca o papel de “descobridor” do Vasco da Gama, pois já sabemos que a Índia já lá estava e não é isso que está em causa. Todas as mitologias nacionais têm os seus heróis, a sua selecção de conteúdos; a questão está em saber até que ponto vai o condicionamento ideológico do ensino da disciplina, seja em que sentido e contexto for.
China’s Textbooks Twist and Omit History
Examining the Japanese History Textbook Controversies
Japan’s ‘nationalist’ school books teach a different view of history
The History Textbook Controversy in Japan and South Korea
Learning history through textbooks: Are Mexican and Spanish students taught the same story?
What the Textbooks Have To Say About the Conquest of Mexico: Some Suggestions for Questions to Ask of the Evidence
Teaching violence, drug trafficking and armed conflict in Colombian schools: Are history textbooks deficient?
Slavery in Secondary History Textbooks from the United States and Brazil
Banal Race‐thinking: Ties of blood, Canadian history textbooks and ethnic nationalism
Why Indian history textbooks are in absolute and urgent need of revision
Textbooks, Nationalism and History Writing in India and Pakistan
Nationalism of History Education: A Perspective on Indonesian History Text Books
Egypt strikes two revolutions from history textbooks
Nation-Building in Kenyan Secondary School Textbooks
The way history is taught in South Africa is ahistorical – and that’s a problem
Colonized Curriculum: Racializing Discourses of Africa and Africans in Dutch Primary School History Textbooks
Mas há muito mais. Entretanto, uma interessante perspectiva mais global:
History Textbook Writing in Post-conflict Societies: From Battlefield to Site and Means of Conflict Transformation
Leituras interessantes (incluindo críticas) acerca da construção de um Afrocentrismo no ensino da História: aqui, aqui e aqui.
Quando escrevi o meu comentário acima, nem me passara pela cabeça esta nova limpeza de ” o algodão não engana”. Do que me apercebo, dos estados Unidos está a ser uma ventania que leva tudo e começando logo pela utilização dos pronomes, Eles ou elas… para se inicializar uma putativa aula de História e já se está a levar nas orelhas. Pergunto-me se tudo isto não vai levar a uma comunicação estereotipada em breves anos e isenta de informação pertinente. Já não digo nas aulas mas no acto simples de pedir um café ou falar no elevador da meteorologia…
GostarLiked by 1 person
Est@s “investigador@s” fazem mais pelo CHEGA do que 1000 tweets do André Ventura…
GostarGostar