Leituras Que Me Ocorrem Sempre Que Vem Uma Nova Vaga De Críticas Aos Manuais De História

Como se algures não se ensinasse também a “sua” História antes da dos outros. Por vezes, nem mesmo essa. As referências não são sempre as mais recentes, porque esta é uma velha “guerra”. E olhem que nem é por eu ser o maior fã de muitos manuais que tivemos ou temos por aí. A questão é que o ensino da História parte sempre de um olhar localizado e nunca existe uma História perfeita em nenhum manual. Por todo o mundo, o assunto é polémico, com exclusões, manipulações, instrumentalizações e tudo o mais. Por cá, ciclicamente voltamos ao tema, sendo que na maior parte dos casos a critica aos enviesamentos, vem ela própria carregada de preconceitos. Porque há “perspectivas” que condicionam muito as “investigações” quando optam por ignorar que há “centrismos” a partir de mais de um centro. Ora, desse tipo de “boas intenções”, estou farto. A História (no currículo, nos programas, nos manuais) está cercada e truncada, mas não é porque se destaca o papel de “descobridor” do Vasco da Gama, pois já sabemos que a Índia já lá estava e não é isso que está em causa. Todas as mitologias nacionais têm os seus heróis, a sua selecção de conteúdos; a questão está em saber até que ponto vai o condicionamento ideológico do ensino da disciplina, seja em que sentido e contexto for.

China’s Textbooks Twist and Omit History

Examining the Japanese History Textbook Controversies

Japan’s ‘nationalist’ school books teach a different view of history

The History Textbook Controversy in Japan and South Korea

Learning history through textbooks: Are Mexican and Spanish students taught the same story?

What the Textbooks Have To Say About the Conquest of Mexico: Some Suggestions for Questions to Ask of the Evidence

Teaching violence, drug trafficking and armed conflict in Colombian schools: Are history textbooks deficient?

Slavery in Secondary History Textbooks from the United States and Brazil

Banal Race‐thinking: Ties of blood, Canadian history textbooks and ethnic nationalism

Why Indian history textbooks are in absolute and urgent need of revision

Textbooks, Nationalism and History Writing in India and Pakistan

Nationalism of History Education: A Perspective on Indonesian History Text Books

Egypt strikes two revolutions from history textbooks

Nation-Building in Kenyan Secondary School Textbooks

The way history is taught in South Africa is ahistorical – and that’s a problem

Colonized Curriculum: Racializing Discourses of Africa and Africans in Dutch Primary School History Textbooks

Mas há muito mais. Entretanto, uma interessante perspectiva mais global:

History Textbook Writing in Post-conflict Societies: From Battlefield to Site and Means of Conflict Transformation

Leituras interessantes (incluindo críticas) acerca da construção de um Afrocentrismo no ensino da História: aqui, aqui e aqui.

2 opiniões sobre “Leituras Que Me Ocorrem Sempre Que Vem Uma Nova Vaga De Críticas Aos Manuais De História

  1. Quando escrevi o meu comentário acima, nem me passara pela cabeça esta nova limpeza de ” o algodão não engana”. Do que me apercebo, dos estados Unidos está a ser uma ventania que leva tudo e começando logo pela utilização dos pronomes, Eles ou elas… para se inicializar uma putativa aula de História e já se está a levar nas orelhas. Pergunto-me se tudo isto não vai levar a uma comunicação estereotipada em breves anos e isenta de informação pertinente. Já não digo nas aulas mas no acto simples de pedir um café ou falar no elevador da meteorologia…

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.