5 opiniões sobre “Centésima Lição

  1. Bem… eu sou suspeito… porque sou velho… mas desde há muitos anos que penso e constato que os melhores meios audio-visuais que qualquer professor deve saber utilizar são a sua voz, a sua empatia e o quadro-negro-e-giz — e, cientificamente, é conveniente que saiba alguma coisa da matéria que lecciona. Dito de outro modo: nada — repito: nada! — substitui um bom professor. E essa história de que as “aulas magistrais” isto aquilo e aqueloutro, não passa de uma má história. Há excelentes aulas magistrais — e as aulas, com a inundação das tecnologias, chegam a parecer feiras de electrodomésticos. Assim, vivam o quadro negro e o giz! Foi com estas duas “tecnologias” que o Einstein escreveu e=mc2 — e mudou o mundo!

    Liked by 1 person

  2. Se isso sempre deu bons resultados, porque não daria agora?
    Ah, a inovação, e tal. A inovação é boa se serve para melhorar os resultados, mas se se usa apenas porque é moda, estraga-se sempre a pintura. Sempre me pareceu que a inovação só pela inovação é tão imprestável como a avaliação pela avaliação ou como a tradição pela tradição.

    Gostar

  3. É como os cozinhados em forno a lenha e os cozinhados em forno a gás. Até pelo cheiro se conhece a diferença! E não acredito que os amantes das tecnologias pisquem o olho a um cabrito ou borrego na Bimbi, ou até um simples pão com chouriço na máquina do pão! Há coisas que nunca mudam.

    Gostar

    1. (…) e o que nunca muda é que, desde Comenius, ou temos bons professores ou nada feito! A digitalização, o on-line, a escola virtual, a IA (inteligência artificial), tudo isto se insere, sob a capa da modernidade e do “futuro”, num projecto de menorização dos professores e da dignidade da docência, a caminho da construção de uma ignorância arrogante e … servil!

      Gostar

      1. Verdade! E mais, “(…) num projecto de menorização dos professores (…)” eu diria, num projeto de monitorização dos professores. Big bro is watching you!

        Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.